Divisão de Engenharia Civil
|
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) possui vagas para o Mestrado e Doutorado em seu Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica (PG-EIA), nas áreas de Transporte Aéreo e Aeroportos e de Infraestrutura Aeroportuária.
O PG-EIA possui as seguintes linhas de pesquisa: Aeroportos, Transporte Aéreo, Engenharia de Tráfego Aéreo, Engenharia de Pavimentos, Estruturas, Geomecânica Computacional, Geossintéticos, Hidrogeotecnia Ambiental, Infraestrutura Sanitária, Recursos Hídricos, Saneamento Ambiental e Tecnologia de Solos Tropicais. É o único Programa de Pós-Graduação do Brasil, e um dos poucos do mundo, dedicado ao estudo da problemática do setor aéreo e suas questões operacionais, gerenciais e ambientais. Maiores informações sobre o PG-EIA, suas áreas, linhas de pesquisa e professores podem ser encontradas em www.civil.ita.br/posgrad.
Há vagas para alunos que pretendem se dedicar em tempo integral ao curso (Aluno Regular), para alunos com dedicação em tempo parcial (Aluno Especial) e para alunos da graduação candidatos ao programa de mestrado para graduandos (Aluno PMG).
As inscrições serão feitas pela internet em: Página da Pós-Graduação do ITA.
1. Avaliação curricular;
2. Avaliação de Proposta de Pesquisa;
3. Prova escrita; e
4. Entrevista.
Seguem informações detalhadas:
1. Avaliação curricular: a avaliação curricular é feita tendo como base toda a documentação submetida pelo candidato no ato da inscrição. Um dos requisitos é o currículo na plataforma Lattes atualizado. Para maiores informações, e uma lista completa dos documentos a serem submetidos no ato da inscrição para o processo seletivo, conferir a Página da Pós-Graduação do ITA.
2. Avaliação de Proposta de Pesquisa: Clique aqui para baixar o modelo para a proposta de pesquisa em vigência no PG-EIA. A proposta deve ser preparada pelo candidato, discutida com um professor do PG-EIA, e fornecida no ato de inscrição. Nesta página, você encontra os nomes e e-mails dos professores organizados por departamentos. No ANEXO A podem ser encontrados alguns temas sugeridos pelos docentes.
3. Prova escrita: Conforme instruções na Página da Pós-Graduação do ITA. No PG-EIA a nota 5,0 (50%) na prova de lógica e matemática básica será considerada como referência, podendo tal ponto de corte ser reduzido, a critério do CPPG. Especificamente para os alunos de mestrado será aplicada uma prova de língua inglesa, sendo 50% o ponto de corte. Versões anteriores das provas podem ser encontradas na Memória do Processo Seletivo.
4. Entrevista: A entrevista ocorrerá de maneira virtual no dia 25/11/2024, somente para os candidatos aprovados nas etapas anteriores. Sugere-se que os candidatos reservem o período da tarde, dispondo de infraestrutura adequada para chamada de vídeo nas plataformas mais comuns no mercado (ex.: Meet, Zoom, etc.). A convocação será realizada por e-mail. Na entrevista, serão levantados aspectos do currículo do candidato, de seu potencial como pesquisador e de sua Proposta de Pesquisa.
Todos os candidatos devem realizar a prova básica de lógica e matemática, a menos que tenham sido aprovados nesta prova em processos anteriores.
São etapas eliminatórias: Proposta de Pesquisa (item 2), Prova escrita (item 3) de lógica e matemática básica e prova de inglês (para o mestrado e PMG). Os critérios de análise da Proposta de Pesquisa são os seguintes: i) a aderência da proposta ao PG-EIA; ii) a participação do orientador na elaboração da proposta; iii) a existência de vaga para o(s) orientador(es) em potencial para a proposta; iv) a qualidade acadêmico-científica do documento. A análise das Propostas de Pesquisa será realizada pelo(s) potencial(is) orientador(es) em conjunto com os Representantes de Área do programa, podendo ser convocados assessores ad-hoc para colaborar na avaliação.
Candidatos militares devem participar de todo o processo seletivo.
Alunos de graduação que pretendem ingressar no mestrado como Aluno PMG devem participar de todo o processo seletivo.
O currículo Lattes deve estar atualizado, destacando as realizações mais importantes do candidato. As realizações do currículo serão empregadas para fins de ranqueamento de bolsas e avaliação do perfil individual. Estes são alguns pontos considerados importantes, embora não obrigatórios: Artigo ou Capítulo de Livro aceito ou publicado, Atividades de orientação acadêmica, Estágio em laboratórios de pesquisa, Experiência docente, Formação complementar longa (ex.: mestrado), Formação complementar curta, Iniciação Científica, Intercâmbio acadêmico, Menção honrosa/destaques, Monitoria acadêmica, Participação em congresso científico, Realizações profissionais na área do projeto, Representação discente.
Pedidos de análises de casos omissos, solicitações especiais e entrada de recursos deverão ser protocolados na Secretaria de Pós-Graduação do ITA.
Aqui você encontra sugestões sobre temas de pesquisa. Você também pode propor um tema de acordo com as linhas de pesquisa do programa. Em ambos os casos você deve contatar o potencial orientador antes de submeter o plano via formulário de inscrição.