Divisão de Engenharia Civil
|
Quer ser um professor, um pesquisador, um tecnologista ou um técnico do ITA?
O ITA lançou edital para o concurso de 50 novos docentes, em várias áreas, para São José dos Campos - SP (10 vagas) e para Fortaleza - CE (40 vagas). As vagas para Pesquisador são em número de 15, sendo 10 para SJC e 5 para Fortaleza. As vagas para tecnologista são 20, sendo 13 para SJC e 7 para Fortaleza. Por fim, as vagas para técnicos são 25, sendo 13 para SJC e 12 para Fortaleza. Maiores detalhes no site www.ita.br/concurso2025. As inscrições devem abrir em breve e as provas devem ocorrer a partir de setembro/2025.
Chama-se a atenção, em particular, para a vaga docente MS-05, cuja especificação é a seguinte:
Perfil MS-05 Campus ITA-SJC. Divisão de Engenharia Civil - Departamento de Estruturas e Edificações (IEI-E). Área de especialização: Estruturas de aço. Titulação desejada: Graduação e Doutorado em Engenharia Civil, Engenharia Civil-Aeronáutica ou Engenharia de Fortificação e Construção ou áreas correlatas. Provas (subitem 8.3 do Edital): Modelo A.
Conteúdo Programático:
Prova Escrita: consistirá de questões sobre os temas listados a seguir: Produção do aço. Peças sob tração, compressão e flexão. Ligações parafusadas e soldadas. Vigas mistas aço-concreto. Projeto: concepção, ações, análise, dimensionamento e detalhamento. Fabricação e montagem de estruturas de aço. Solução de problemas de valor de contorno por meio dos métodos dos resíduos ponderados, de Ritz e do método dos elementos finitos.
Prova de Projeto de Pesquisa: o candidato deve elaborar o projeto de pesquisa na área de especialização do perfil.
Prova Didática: para a Prova Didática será sorteado um dos seguintes temas para a apresentação da aula: Peças sob tração. Peças sob compressão. Peças sob flexão. Ligações parafusadas. Ligações soldadas. Vigas mistas aço-concreto.
Bibliografia sugerida: AGHAYERE, A.; VIGIL, J. S. Structural steel design, 3. ed. Dulles: Mercury Learning and Information, 2022. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 8800:2024 Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios. Rio de Janeiro: ABNT, 2024. LUCENA NETO, E., Fundamentos da mecânica das estruturas, Florianópolis: Orsa Maggiore, 2021. McCORMAC, J. C.; CSERNAK, S. F. Structural steel design, 5. ed. Boston: Person, 2012. PFEIL, W.; PFEIL, M. Estruturas de aço - dimensionamento prático, 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2021. REDDY, J. N., An introduction to the finite element method, 3. ed. New York: McGraw-Hill, 2006. SMITH, J. C. Structural steel design: LRFD approach, 2. ed. New York: John Wiley, 1996.
Chama-se a atenção, também, para a vaga de pesquisa PQ-13, cuja especificação é a seguinte:
Perfil PQ-13 - Pesquisador B
Campus ITA-SJC. Divisão de Engenharia Civil (IEI). Área de especialização: Fenômenos de Transporte e Inteligência Computacional na Área Ambiental. Titulação desejada: Graduação em Engenharia Civil ou áreas correlatas e Doutorado.
Conteúdo Programático:
Prova Escrita: 1) Mecânica dos fluidos computacional: viscosidade de fluidos e a "lei" da viscosidade de Newton, derivada material e cálculo de aceleração em campos de velocidades, fluxo incompressível e a equação de Navier-Stokes, análise dimensional e teorema dos "pi" de Buckingham, solução de fluxo potencial bidimensional por variáveis complexas (transformações conformes). 2) Transferência de massa: difusão de massa e a lei de Fick, fluxo convectivo de massa, fluxo convectivo-difusivo-reativo (fluxo advectivo-dispersivo-reativo), aplicações de transferência de massa a transporte de contaminantes. 3) Transferência de calor: difusão de calor, incluindo classificação dos problemas simples em relação ao número de dimensões (1D/2D/3D), ao tempo (transiente e permanente), à existência de fontes distribuídas (equação homogênea ou não homogênea), solução de problemas de difusão usando séries de Fourier e por variáveis complexas, transferência de calor por convecção e uso de adimensionais para convecção natural e convecção forçada (números de Nusselt e de Grashof), fluxo por radiação, transferência de calor em edificações. 4) Programação em Python e R; bibliotecas de análise de dados: TensorFlow, Keras, OpenCV, Scikit-learn e Rasterio. 5) Visão computacional: processamento de imagens; reconhecimento de padrões em imagens incluindo aéreas e satelitais. 6) Aprendizado supervisionado: Perceptron Multicamadas (MLP), Redes Neurais Convolucionais (CNN), Rede Neural Recorrente (RNN), Árvore de Decisão (DT); Algoritmos de Classificação e Regressão; Máquinas de Vetores de Suporte (SVM); Aprendizado não supervisionado: k-means e DBSCAN (Density-Based Spatial Clustering of Applications with Noise). 7) Mudanças climáticas: modelagem e projeções climáticas, impactos, adaptação e mitigação relacionados à área ambiental, particularmente à sustentabilidade hídrica. 8) Soluções baseadas na Natureza: aplicações, uso de modelos computacionais, vantagens e desafios relacionados à área ambiental, particularmente à sustentabilidade hídrica.
Prova Oral - Projeto de Pesquisa: o candidato deve elaborar o projeto de pesquisa em dos temas listados a seguir: 1) Soluções baseadas na natureza para resiliência hídrica com apoio de inteligência computacional. 2) Geração de indicadores de sustentabilidade hídrica usando sensoriamento remoto, sensores de campo e inteligência computacional. 3) Modelagem hidrológica e hidráulica da drenagem urbana usando geoinformática, dados de campo e inteligência artificial para previsão e mitigação de alagamentos. 4) Sistema de detecção de vazamentos em redes de esgoto usando geoinformática, sensores in loco e Inteligência Artificial. 5) Previsão da qualidade da água em corpos hídricos usando dados geoespaciais e de campo e Máquinas de Vetores de Suporte. 6) Mapeamento de áreas de vulnerabilidade sanitária usando dados geoespaciais e aprendizado profundo. 7) Monitoramento automatizado de recursos hídricos para detecção de macrófitas aquáticas em imagens satelitais usando visão computacional e dados de campo. 8) Desenvolvimento de sistemas inteligentes para monitoramento e controle de águas pluviais em aeroportos. 9) Integração de dados de campo e imagens aéreas usando inteligência artificial para diagnóstico e manutenção preventiva de sistemas de drenagem aeroportuária.
Bibliografia Sugerida: 1) Bird, R.B., Stewart, W.E. & Lightfoot, E.N. Fenômenos de transporte. 2a. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2004. 2) White, F.M. Mecânica dos fluidos. 8a. ed. Rio de Janeiro: McGraw-Hill, 2018. 3) Sixth Assessment Report (AR6), 2021-2023, Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), 2023. 4) IUCN Global Standard for Nature-based Solutions. A userfriendly framework for the verification, design and scaling up of NbS. First edition. Gland, Switzerland, 2020. 5) Bishop, C.M. Pattern recognition and machine learning. New York: Springer, 2006. 6) Gonzalez, R.C. & Woods, R.E.; Digital Image Processing. Pearson Education Limited, 4th Edition, 2018. 7) Russell, S.J. e Norvig, P. Inteligência artificial: uma abordagem moderna. GEN LTC; 4a edição, 2022
Ainda chama-se a atenção para a vaga de tecnologista TL-08, cuja especificação é a seguinte:
Perfil TL-08 - Tecnologista A
Campus ITA-SJC. Divisão de Engenharia Civil - IEI. Área de especialização: Gestão de Projetos e Obras aplicando Processos BIM. Titulação desejada: Graduação em Engenharia Civil ou áreas correlatas.
Conteúdo Programático:
Prova Escrita Objetiva e Prova Escrita Discursiva: 1) Gestão de Projetos e Obras. Ciclo de Vida da Construção Civil: Planejamento, execução, monitoramento e controle. Encargos e responsabilidades em cada etapa. Planejamento e Controle de Obras: Elaboração e acompanhamento de cronogramas. Técnicas de controle de custos, orçamentos e análises de viabilidade. Metodologias de Gerenciamento: Fundamentos do PMBOK e sua aplicação na construção. Conceitos de Lean Construction e outras metodologias voltadas à eficiência operacional. Análise de riscos e gerenciamento de mudanças em obra. Ferramentas de Gestão: Uso de softwares como MS Project, Primavera, entre outros, e ferramentas BIM para planejamento e controle. 2) Coordenação e Compatibilização de Projetos. Integração Multidisciplinar: estratégias para a integração e compatibilização, desde levantamento topográfico tradicional a aplicações GIS (Geographic Information System), levantamentos técnicos de geotecnia, estudos de viabilidade técnico econômica para empreendimentos e das diversas disciplinas de projeto, sendo prediais e redes como: arquitetônico, estrutural, elétrico, hidráulico, sistemas de prevenção e combate a incêndio, sistemas mecânicos e subsistemas de cada disciplina). Detecção e resolução de interferências e conflitos entre diferentes disciplinas. Gestão de Conflitos e Tomada de Decisão: Métodos de solução de problemas e ajustes em projetos integrados. Utilização de ferramentas BIM para a verificação e validação de projetos. 3) Normas Técnicas, Legislação e Regulamentações. Normas e Padrões Técnicos: Principais normas da ABNT aplicáveis à construção civil e ao BIM. Normas internacionais e certificações (por exemplo, ISO) relevantes. Regulamentações e Legislação: Leis, decretos e regulamentos que regem a construção civil, para os setores público e privado. Normas de segurança do trabalho e regulamentações ambientais e patrimoniais. 4) Inovação e Tecnologia na Construção Civil. Tecnologias Emergentes: Aplicação e impacto de tecnologias como IoT, realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR) em projetos e obras. Digitalização e Automação: Integração dos processos construtivos por meio de sistemas digitais e automação. Uso de ferramentas de análise de dados para a tomada de decisão e monitoramento da obra. Sistemas Integrados: Aplicação de softwares e plataformas que promovem a integração entre as diversas disciplinas e fases da construção. 5) Gestão Integrada e Sustentabilidade. Práticas de Gestão Sustentável: Estratégias para a implementação de práticas sustentáveis no setor da construção. Análise de impacto ambiental e gerenciamento de resíduos. Certificações e Modelos de Sustentabilidade: Conhecimento sobre certificações e selos de sustentabilidade (LEED, AQUA, entre outros). Planejamento estratégico voltado à eficiência energética e ao uso racional de recursos. Modelo de análise de ciclo de vida de materiais e modelos de análise energética da edificação dentro dos parâmetros de conforto ambiental da edificação. Modelos de Soluções Baseadas na Natureza (SBN). 6) Building Information Modeling (BIM). Fundamentos do BIM e Tecnologias Integradas, Conceitos e Evolução do BIM: Definição, histórico e evolução do Building Information Modeling. Diferenças entre CAD e BIM. Modelagem e Dimensões do BIM: Modelagem 3D: criação e gerenciamento de modelos digitais. Extensões do BIM: 4D (tempo), 5D (custos) e 6D (sustentabilidade). Plano de Execução BIM, BIM Mandate, Nível de Desenvolvimento. Principais Softwares e Ferramentas: Domínio de plataformas como Autodesk, AltoQi, Dassault Systèmes e sistemas open source como Blender e Bonsai, entre outros. Interoperabilidade, com a utilização de esquema de dados IFC (Industry Foundation Classes) da Building Smart nos diversos formatos abertos para integração entre sistemas e processos. Benefícios e Desafios da Implementação: Vantagens na melhoria da comunicação, redução de erros e aumento da eficiência. Barreiras e estratégias para a implementação eficaz do BIM em projetos.
Prova Oral - Projeto de Desenvolvimento Tecnológico: o candidato deve elaborar projeto contendo proposta relacionada à gestão de projetos e obras em uma escola de engenharia pública, com a aplicação do processo BIM. A proposta deve explicitar os processos para a gestão de projetos e obras, dimensionando os recursos humanos e financeiros necessários.
Bibliografia Sugerida: PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (Guia PMBOK®). 6. ed. Tradução oficial. Newtown Square, PA: Project Management Institute, 2018. MATTOS, A. D. Planejamento e controle de obras. 2. ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2019. ISBN 978-85-7975-345-9. MATTOS, A. D. Como preparar orçamentos de obras. 3. ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2019. ISBN 978-85-7975-334-3. BALLARD, Glenn. The Last Planner System of Production Control. Birmingham: University of Birmingham, 2000. Tese (Doutorado) - School of Civil Engineering, University of Birmingham, 2000. GHAFFAR, Seyed Hamidreza; MULLETT, Paul; PEI, Eujin; ROBERTS, John. Innovation in construction: a practical guide to transforming the construction industry. London: Routledge, 2022. BRASIL. NR-18 - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO. EASTMAN, C.; TEICHOLZ, P.; SACKS, R.; LISTON, K. BIM handbook: a guide to building information modeling for owners, designers, engineers, contractors, and facility managers. 3. ed. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons, 2018. 640 p. ISO 19650-1:2018. Organization and digitization of information about buildings and civil engineering works, including building information modelling (BIM) - Information management using building information modelling. YAZIGI, W. A Técnica de Edificar. São Paulo: PINI, 2013. GOVERNO FEDERAL. Estratégia BIM BR: Nova Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modelling. Brasília: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, 2024. Disponível em: www.gov.br/mdic/pt-br/assuntos/competitividade-industrial/building-information-modelling-bim. plataformabimbr.abdi.com.br. GOVERNO DO PARANÁ. Caderno 11 - Especificações Técnicas para Contratação de Projetos em BIM. Curitiba: Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística, 2018. Disponível em: www.bim.pr.gov.br/Pagina/Cadernos-BIM. GOVERNO DE SANTA CATARINA. Caderno de Especificação BIM para Projetos de Edificações Públicas. Florianópolis: Secretaria de Estado da Administração, 2022. Disponível em: www.bim.sc.gov.br/cadernos-bim. GOVERNO DE SANTA CATARINA. Guia de Implantação e Implementação BIM. Florianópolis: Secretaria de Estado da Administração, 2022. Disponível em: www.bim.sc.gov.br/cadernos-bim. CORPO DE BOMBEIROS DO ESTADO DE SÃO PAULO. Instruções Técnicas (IT) para Projetos de Segurança Contra Incêndio. São Paulo: Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, 2024. Disponível em: www.corpodebombeiros.sp.gov.br (Legislação / Consulta).
Por fim chama-se a atenção para a vaga de ténico TC-01, cuja especificação é a seguinte:
Perfil TC-01 - Técnico A
Campus ITA-SJC. Área de especialização: Edificações. Titulação desejada: Ensino Médio completo e Curso Técnico em Edificações ou áreas afins.
Atribuições: Manutenção e inspeção predial, apoio a projetos de edificações sob supervisão de um engenheiro civil; elaboração de orçamentos, acompanhamento da execução de obras e serviços. Execução de atividades de apoio técnico ao ensino, pesquisa e extensão na área de Engenharia Civil.
Conteúdo Programático: Pavimentação (noções de terraplenagem e movimentação de terra, drenagem, arruamento e pavimentação); Edificações; Materiais de construção; Instalações prediais (hidráulicas, sanitárias e elétricas); Sistemas construtivos (fundações, estruturas, alvenarias, coberturas, revestimentos, impermeabilizações, esquadrias, vidros, pintura, instalações hidráulicas e elétricas); Projeto (leitura e interpretação de projetos de instalações prediais, estruturas e arquitetura); Desenho de construção civil, Concepção, Normalização, Interpretação e Dimensionamento; Noções de planejamento de obras, Noções de higiene, Prevenção e Segurança no trabalho; Orçamento (estimativo detalhado, levantamento de quantitativos, planilhas, composições de custos, cronograma físico-financeiro); Conceitos básicos sobre utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações, noções de desenho em meio eletrônico (CAD), noções de BIM (Building Information Modeling); Manutenção: Manutenção corretiva, preventiva e preditiva; identificação e tratamento de patologias em edificações (trincas, infiltrações, umidade, entre outras); técnicas de reforma e retrofit; controle de qualidade e segurança em reformas realizadas em edificações em uso. Acompanhamento da execução conforme projeto e normas técnicas; medições e boletins de medição; diário de obras; conferência e controle da conformidade de materiais e serviços. Levantamento de quantitativos, planilhas, composições de custos, cronograma físico-financeiro; noções básicas sobre orçamento público e licitações conforme a Lei no 14.133/2021; regimes de execução contratual e tipos de contratação (preço unitário, preço global, etc). Conhecimento de Normas da ABNT (NBR 15575:2024 - Edificações habitacionais - Desempenho; NBR 9050:2021 - Acessibilidade a edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos; NBR 8160:1999 - Sistema prediais de esgoto sanitário - Projeto e Execução; NBR 10844:1989 - Instalações prediais de águas pluviais - Procedimento; NBR 5626:2020 - Sistemas prediais de água fria e água quente - Projeto, execução, operação e manutenção; NBR 5410:2008 - Instalações elétricas de baixa tensão; e outras normas técnicas pertinentes à material de construção civil e técnicas construtivas);