Divisão de Engenharia Civil Ano: 2020
(Turma 2020, TGs 2020)
Estudo das percepções do passageiro do transporte aéreo em tempos de crise
(pdf
1,98
MB)
Autor: Lincon Broedel Cabral
Orientador(es): Alessandro Vinícius Marques de Oliveira
Relator(es): Mayara Condé Rocha Murça
Ano: 2020
Resumo:
A percepção da finitude dos recursos naturais foi um grande marco que levou a sociedade
a reconhecer os limites do planeta que habita e buscar maneiras de preservá-lo. Nesse contexto, surge a discussão do aumento da poluição como impulsionadora da elevação das temperaturas do planeta Terra. Com o advento do desenvolvimento tecnológico e facilitação dos meios de comunicação, o surgimento de movimentos em favor do meio ambiente passaram a ser melhores dissemindos. Com isso, tomou grande relevância o movimento Flygskam iniciado na Suécia no ano de 2017, no qual os seus apoioadores buscavam trocar o meio de transporte aéreo por outros menos poluentes e menos danosos ao meio ambiente. O movimento, então, passou a se disseminar pela Europa e já em 2019 começou a demonstrar seus efeitos por meio da redução de passageiros em aeroportos e preocupação por parte das companhias aéreas.
No entanto, o ano de 2020 foi marcado pela pandemia do novo coronavírus, que mudou
drasticamente as condições econômicas, as relações interpessoais e o convívio social entre
as pessoas. Mas pouco se sabe de que maneira a pandemia interferiu nas preocupações ambientais e, tampouco, especificamente do Flygskam, dos brasileiros.
Portanto, o estudo buscou primeiramente avaliar o quanto os brasileiros estão preocupados
com o movimento Flygskam no Brasil e, com isso, determinar suas características
sócio-econômicas e ambientais que levam a cada grau de preocupação. Tal relação foi
possível de ser alcançada por meio de uma pesquisa realizada entre os meses de abril e
julho de 2020 e a utilização dos modelos de regressão Logit e Probit Ordenados. Dessa
forma, tendo sido também obtida a preocupação com a infecção pelo vírus da Covid-19
dos entrevistados, por meio da utilização de variáveis interagidas, determinou-se de que
maneira a preocupação com o novo coronavírus modera a preocupação com o tema Flygskam
no Brasil. Por fim, através da compreensão do perfil dos entrevistados no que diz
respeito a preocupação com o meio ambiente, foi possível levantar recomendações para que
os cidadãos alcancem uma consciência ambiental próxima a de países mais desenvolvidos.
Abstract:
The perception of the finitude of natural resources was a major milestone that led
society to recognize the limits of the planet it inhabits and to seek ways to preserve it. In this context, there is a discussion of the increase in pollution as a driver of rising temperatures on planet Earth. With the advent of technological development and facilitation of the means of communication, the emergence of movements in favor of the environment has become better disseminated. With this, the Flygskam movement started in Sweden in 2017, in which its supporters sought to exchange the means of air transport for other less polluting and less harmful to the environment, became very relevant. The movement then began to spread throughout Europe and already in 2019 began to demonstrate its effects through the reduction of passengers at airports and concern on the part of airlines.
However, the year 2020 was marked by the pandemic of the new coronavirus, which
drastically changed economic conditions, interpersonal relationships and social interaction among people. But little is known about how the pandemic interfered with environmental concerns, and neither, specifically, the Flygskam, of Brazilians.
Therefore, the study sought first to assess how much Brazilians are concerned with
the Flygskam movement in Brazil and, with that, determine their socio-economic and
environmental characteristics that lead to each degree of concern. Such a relationship was possible to be achieved through a research carried out between April of July 2020 and the use of the Logit and Probit Ordered regression models. Thus, having also been concerned about the Covid-19 virus infection of the interviewees, through the use of interacted variables, it was determined how the concern with the new coronavirus moderates the concern with the theme Flygskam in Brazil. Finally, through the understanding of the interviewees' profile with regard to concern for the environment, it was possible to make recommendations so that citizens achieve an environmental awareness close to that of more developed countries.