Divisão de Engenharia Civil Ano: 2017
(Turma 2017, TGs 2017)
Análise e Proposta de Metodologia para classificação de Projetos de Engenharia Civil, Segundo o nível de detalhamento (pdf 870 kB)
Autor: Ana Luiza Ferron Zanella
Orientador(es): Ronaldo Gonçalves de Carvalho e Cei. Av. Steven Me1er
Relator(es): Frank Cabral de Freitas Amaral
Ano: 2016
Resumo:
O presente trabalho discorre sobre a diferenciação de cada fase de projetos de obras públicas de forma que a Le1 N"" 8666/1993 seja obedecida. Inicialmente são apresentadas as definições de diversos elementos do projeto, tais como memorial descritivo e justificativo, desenhos técnicos, especificações técnicas, orçamento, cronograma físico-financeiro e caderno de encargos. De posse dessas informações, é possível definir as fases de um projeto, divididas nesse trabalho em cinco: programa de necessidades, estudo de viabilidade, anteprojeto, projeto básico e projeto executivo. O programa de necessidades é o conjunto de requerimentos a que a obra deve cumprir para satisfazer as necessidades do usuário. O estudo de viabilidade apresenta os impactos da obra e as alternativas técnicas, além de diversos estudos preliminares para determinar se a obra é exequível. O anteprojeto é baseado no estudo de viabilidade e no programa de necessidades e apresenta as informações já definidas acerca da obra. Ele mostra um panorama geral através de desenhos com nível baixo de detalhamento e orçamento ainda pouco preciso, servindo de subsídio para a confecção do projeto básico. O projeto básico, por sua vez, é o documento que deve ser anexado ao instrumento convocatório da licitação, fornecendo informações aos licitantes sobre custos, prazos e métodos construtivos. Seu orçamento deve ser bastante preciso. Por último, o projeto executivo serve de guia para a execução da obra. Deve, portanto, ter detalhamento suficiente para que não haja ambiguidades de interpretação, pois essas incorrem em decisões sendo tomadas no canteiro, o que pode levar à ocorrência de problemas. Neste trabalho serão apresentados os elementos mínimos de projetos básicos executivos de obras rodoviárias e de edificações. A ênfase será dada aos projetos executivos, devido à falta de definições e exigências oficiais acerca dessa fase do projeto. Ao final é feita uma análise crítica visando a avaliar se o método brasileiro de desenvolvimento de projetos de obras públicas é o mais adequado e as alternativas para esse método. Abstract:
This essay deals with the differentiation of each phase of pubhc construction projects, so that Brazilian Law 8666/93 is respected. Initially, the definitions of various elements of the project are presented, such as descriptive and justificatory memorandum, technical drawings, techmcal specifications, budget, physical-financial schedule and specifications. In possession of this information, It is possible to define the phases of a project, which are divided in this paper into five: perceived needs program, feasibility study, conceptual plan, basic plan and construction plan. The perceived needs program is the set of requirements the construction must fulfill in order to meet the needs of the user. The feasibility study presents the impacts of the construction and the technical alternatives, as well as several preliminary studies to determine if the work is feasible. The conceptual plan is based on the feasibility study and on the perceived needs program and presents the information already defined about the construction. lt shows an overview through designs with low detail level and a still not very precise budget, serving as a subsidy for the making of the basic plan. The basic plan is the document that must be attached to the bidding instrument, providing information to bidders on costs, deadlines and construction methods. Its budget should be quite accurate. Finally, the construction plan serves as a guide for the execution of the work. lt must therefore be sufficiently detailed so that there are no ambiguities of interpretation, since these lead to decisions being made at the site, which can cause problems. In this paper there will be presented the minimum elements of basic and construction plans of road works and buildings. Emphasis will be placed on construction plans due to the lack of official definitions and requirements for this phase of the project. At the end, a critical analysis is made to evaluate whether the Brazilian development of public construction projects method is the most appropriate and the alternatives for this method.