Divisão de Engenharia Civil Ano: 2009

(Turma 2009, TGs 2009)

Título: Análise Comparativa de Custos dos Modais Ferroviário e Rodoviário para o Transporte de Cargas na Amazônia (pdf 1,5 MB)

Autor: Marcos Lopes Cançado Curi

Orientador(es): Rogéria e Wilson

Relator(es): Alessandro

Ano: 2009

Resumo:

Este estudo avalia o custo total, no Brasil, de dois modais de transporte de cargas: rodoviário e ferroviário. O objetivo da avaliação do custo total é fornecer um suporte para que a iniciativa pública ou privada possa conhecer melhor as implicações econômicas de investimento da expansão de qualquer um destes dois modos. O estudo analisa os custos internos de implantação, operação e manutenção, além de apresentar uma abordagem de custos externos, como o custo ambiental. A partir da coleta de dados de empresas brasileiras do setor rodoviário e ferroviário, é mostrado um comparativo entre os custos de implantação, manutenção e operação de cada um dos modais. A análise do custo externo é feita utilizando ferramentas de valoração ambiental de impactos previstos, através de modelos de previsão de desmatamento. Tendo em vista a análise dos custos globais a longo prazo de cada modal, cria-se um cenário de transporte de cargas baseado em dados reais e, com o auxílio dos custos atuais dos modais, faz-se a estimativa dos custos de transportes durante um período de dez anos. Ao final deste trabalho conclui-se que o modal ferroviário se mostra mais vantajoso, tanto no aspecto econômico, quanto no aspecto ambiental, apesar de ter um custo inicial um pouco maior quando comparado ao modal rodoviário.

Abstract:

This study estimates the total cost of two modes of cargo transportation in Brazil: road and rail. The objective of evaluating the total cost is to provide support to public and private initiatives so they can better understand the economic implications of investment in the expansion of any of these modes. The study analyzes the internal costs of implementation, operation and maintenance, and presents an approach to external costs, such as environmental cost. Based on data collected from road and rail brazilian companies, it is shown a comparison between the costs of implementation, maintenance and operation of each mode. The external cost analysis is accomplished by using environment valuation tools for environmental impacts predicted by deforestation models. Given the analysis of the long term costs of each mode, a scenario of cargo transportation based on actual data is created, and, using the current costs of the modes, a estimation of transportation costs for a ten years period is done. At the end of this study the conclusion is that the rail mode is more advantageous, both in the economic and in the environmental aspects, although it has a higher initial cost when compared to road transportation.