Divisão de Engenharia Civil Ano: 2004

(Turma 2004, TGs 2004)

TGS de Alunos da Infra - 2004 - 10

Título: Análise Histórica de Medição de Atrito das Pistas do Aeroporto Santos Dumont - RJ (pdf 3,3 MB)

Autor: Edimar de Lima dos Santos

Orientadores: 1oTen. Eng. Ronaldo Gonçalves de Carvalho (ITA) e 1oTen. Eng. Arnaldo Satoru Gunzi (DIRENG)

Relator: Filipe Augusto Cinque de Proença Franco - DIRENG

Ano: 2004

Resumo:

Este trabalho tem como objetivo tecer comentários e fazer uma análise do atrito da pista do Aeroporto Santos Dumont, tendo em vista a relevância do assunto para o aeroporto.
Para tal, são abordados tópicos importantes e necessários para uma melhor compreensão dos fenômenos que envolvem esse tema.
São apresentados conceitos relativos ao atrito em pavimentos aeroportuários, tais como os conceitos de hidroplanagem e de que forma eles ocorrem, a influência que o tipo de textura da superfície do pavimento pode exercer sobre o coeficiente de atrito, e algumas recomendações da FAA e da ICAO sobre a freqüência de medição de atrito e de remoção de borracha do pavimento.
São apresentados também os métodos mais usuais existentes de medição de atrito, aprofundando-se no equipamento utilizado pela DIRENG para realizar essas medições, o Mumeter.
Como no revestimento superficial das pistas do Santos Dumont é usado a Camada Porosa de Atrito, esta também é apresentada mostrando-se conceitos importantes e explicando os detalhes que devem ser observados quando de sua execução e sua manutenção.
Por fim, é feita uma análise histórica dos resultados de medições realizadas pela DIRENG entre 1997 e 2003 na pista do Aeroporto Santos Dumont.

Abstract:

This work has the objective to comment and to analyse the Santos Dumont Airport’s runway friction, knowing the relevance of the subject to this airport.
For this, important and necessary topics are approached for a better understanding of the phenomena that involves this theme.
Concepts of the friction in airport pavements are presented, such as the hydroplaning concepts and how it happens, the influence that the kind of pavement surface texture can do on the friction coefficient, and some recommendations from FAA and ICAO about the frequency of friction mensuration and about removal of rubber from pavement.
The most usual existent methods of friction mensuration are also presented, being deepened in the equipment used by DIRENG to accomplish those mensurations - the Mumeter.
Due to superficial coat of Santos Dumont's runway is made of the Porous Friction Course, it is also presented, showing important concepts and explaining the details that should be observed during its execution and its maintenance.
Finally, a historical analysis of the results of mensurations accomplished by DIRENG between 1997 and 2003 on the Santos Dumont Airport’s runway is made.