Divisão de Engenharia Civil Ano: 2004
(Turma 2004, TGs 2004)
TGS de Alunos da Infra - 2004 - 10
Título: Análise Histórica de Medição
de Atrito das Pistas do Aeroporto Santos Dumont - RJ (pdf
3,3 MB)
Autor: Edimar de Lima dos Santos
Orientadores: 1oTen. Eng. Ronaldo Gonçalves
de Carvalho (ITA) e 1oTen. Eng. Arnaldo Satoru Gunzi
(DIRENG)
Relator: Filipe Augusto Cinque de Proença Franco - DIRENG
Ano: 2004
Resumo:
Este trabalho tem como objetivo tecer comentários e fazer uma
análise do atrito da pista do Aeroporto Santos Dumont, tendo em
vista a relevância do assunto para o aeroporto.
Para tal, são abordados tópicos importantes e necessários
para uma melhor compreensão dos fenômenos que envolvem esse
tema.
São apresentados conceitos relativos ao atrito em pavimentos
aeroportuários, tais como os conceitos de hidroplanagem e de que
forma eles ocorrem, a influência que o tipo de textura da superfície
do pavimento pode exercer sobre o coeficiente de atrito, e algumas recomendações
da FAA e da ICAO sobre a freqüência de medição
de atrito e de remoção de borracha do pavimento.
São apresentados também os métodos mais usuais
existentes de medição de atrito, aprofundando-se no equipamento
utilizado pela DIRENG para realizar essas medições, o Mumeter.
Como no revestimento superficial das pistas do Santos Dumont é
usado a Camada Porosa de Atrito, esta também é apresentada
mostrando-se conceitos importantes e explicando os detalhes que devem ser
observados quando de sua execução e sua manutenção.
Por fim, é feita uma análise histórica dos resultados
de medições realizadas pela DIRENG entre 1997 e 2003 na pista
do Aeroporto Santos Dumont.
Abstract:
This work has the objective to comment and to analyse the Santos Dumont
Airport’s runway friction, knowing the relevance of the subject to this
airport.
For this, important and necessary topics are approached for a better
understanding of the phenomena that involves this theme.
Concepts of the friction in airport pavements are presented, such as
the hydroplaning concepts and how it happens, the influence that the kind
of pavement surface texture can do on the friction coefficient, and some
recommendations from FAA and ICAO about the frequency of friction mensuration
and about removal of rubber from pavement.
The most usual existent methods of friction mensuration are also presented,
being deepened in the equipment used by DIRENG to accomplish those mensurations
- the Mumeter.
Due to superficial coat of Santos Dumont's runway is made of the Porous
Friction Course, it is also presented, showing important concepts and explaining
the details that should be observed during its execution and its maintenance.
Finally, a historical analysis of the results of mensurations accomplished
by DIRENG between 1997 and 2003 on the Santos Dumont Airport’s runway is
made.