Divisão de Engenharia Civil
|
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) possui vagas para o Mestrado e Doutorado em seu Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica (PG-EIA), nas áreas de Transporte Aéreo e Aeroportos e de Infraestrutura Aeroportuária.
Os setores de transporte aéreo e aeroportos são fundamentais para a economia brasileira. A demanda por profissionais e pesquisadores qualificados na área vem sendo impulsionada não apenas por programas governamentais e privatizações, mas também pela dinâmica empresarial desta indústria e de setores relacionados, como os de fabricação de aeronaves, combustíveis e construção civil. Além disso, toda a questão ambiental que envolve a atividade, desde a emissão de poluentes até o ruído aeronáutico, em contexto de mudanças globais, e as questões relacionadas à infraestrutura nacional, causam preocupações das autoridades responsáveis e representam desafios aos empresários do setor. Os cursos de Mestrado e Doutorado nas áreas de Transporte Aéreo e Aeroportos e em Infraestrutura Aeroportuária do ITA foram criados para atender essa necessidade estratégica do país, conferindo aos alunos a oportunidade única de se qualificarem em um campo emergente e fascinante do saber científico.
O PG-EIA possui as seguintes linhas de pesquisa: Aeroportos, Transporte Aéreo, Engenharia de Tráfego Aéreo, Engenharia de Pavimentos, Estruturas, Geomecânica Computacional, Geossintéticos, Hidrogeotecnia Ambiental, Infraestrutura Sanitária, Recursos Hídricos, Saneamento Ambiental e Tecnologia de Solos Tropicais. É o único Programa de Pós-Graduação do Brasil, e um dos poucos do mundo, dedicado ao estudo da problemática do setor aéreo e suas questões operacionais, gerenciais e ambientais. Maiores informações sobre o PG-EIA, suas áreas, linhas de pesquisa e professores podem ser encontradas em www.civil.ita.br/posgrad.
Há vagas para alunos que pretendem se dedicar em tempo integral e exclusivo ao curso (Aluno Regular), para alunos com dedicação em tempo parcial (Aluno Especial) e para alunos da graduação do ITA candidatos ao programa mestrado-graduação (Aluno PMG).
As inscrições serão feitas pela internet em: Página da Pós-Graduação do ITA.
1. Avaliação curricular;
2. Avaliação de Proposta de Pesquisa;
3. Prova escrita; e
4. Entrevista.
Seguem informações detalhadas:
1. Avaliação curricular: a avaliação curricular é feita tendo como base toda a documentação submetida pelo candidato no ato da inscrição. Um dos requisitos é o currículo na plataforma Lattes. Para maiores informações, e uma lista completa dos documentos a serem submetidos no ato da inscrição para o processo seletivo, conferir a Página da Pós-Graduação do ITA.
2. Avaliação de Proposta de Pesquisa: Clique aqui para baixar o modelo para a proposta de pesquisa em vigência no PG-EIA. A proposta deve ser preparada pelo candidato, discutida com um professor do PG-EIA, e fornecida no ato de inscrição. Nesta página, você encontra os nomes e e-mails dos professores organizados por departamentos.
3. Prova escrita: Conforme instruções na Página da Pós-Graduação do ITA. No PG-EIA a nota 5,0 (50%) na prova de lógica e matemática básica será considerada como referência, podendo tal ponto de corte ser reduzido, a critério do CPPG. Especificamente para os alunos de mestrado será aplicada uma prova de língua inglesa, sendo 50% o ponto de corte. Versões anteriores das provas podem ser encontradas na Memória do Processo Seletivo.
4. Entrevista: A entrevista ocorrerá de maneira virtual no dia 30/11/2022 (ver a Página da Pós-Graduação do ITA), somente para os candidatos aprovados nas etapas anteriores. Sugere-se que os candidatos reservem o período da tarde, dispondo de infraestrutura adequada para chamada de vídeo nas plataformas mais comuns no mercado (ex.: Meet, Zoom, etc.). A convocação será realizada por e-mail. Na entrevista, serão levantados aspectos do currículo do candidato, de seu potencial como pesquisador e de sua Proposta de Pesquisa.
Todos os candidatos devem realizar a prova básica de lógica e matemática, mesmo que tenham sido aprovados em processos anteriores
São etapas eliminatórias: Proposta de Pesquisa (item 2), Prova escrita (item 3) de lógica e matemática básica e prova de inglÊs (para o mestrado). Os critérios de análise da Proposta de Pesquisa são os seguintes: i) a aderência da proposta ao PG-EIA; ii) a participação do orientador na elaboração da proposta; iii) a existência de vaga para o(s) orientador(es) em potencial para a proposta; iv) a qualidade acadêmico-científica do documento. A análise das Propostas de Pesquisa será realizada pelo(s) potencial(is) orientador(es) em conjunto com os Representantes de Área do programa, podendo ser convocados assessores ad-hoc para colaborar na avaliação.
Candidatos militares devem participar de todo o processo seletivo.
Pedidos de análises de casos omissos, solicitações especiais e entrada de recursos deverão ser protocolados na Secretaria de Pós-Graduação do ITA.