Divisão de Engenharia Civil Ano: 2019
(Turma 2019, TGs 2019)
Análise qualitativa das receitas aeroportuárias antes e depois da concessão(pdf 1,33 MB)
Autor: Matheus Cavalcante Lima
Orientador(es): Giovanna Miceli Ronzani Borille
Relator(es): Evandro José da Silva
Ano: 2019
Resumo:
No início do ano de 2019, foi realizado um leilão para a compra de concessão para ampliação, manutenção e exploração de 12 aeroportos brasileiros à iniciativa privada. Atualmente, já foram concedidos 22 aeroportos à iniciativa privada. Seguindo essa tendência, espera-se que, em alguns anos, todos os aeroportos operados pela Infraero serão concedidos. Os principais fatores que ocasionaram o início desse processo foram o dinamismo que o capital privado possui frente aos investimentos do governo e a necessidade urgente de realização de obras de ampliação nos aeroportos, agravada pela proximidade da Copa do Mundo de Futebol de 2014, realizada no Brasil. Dito isso, esse trabalho de graduação tem como objetivo comparar as mudanças na economia dos aeroportos brasileiros nos períodos pré-concessão e pós-concessão. Para isso foi utilizado o método da Análise de Envoltória de Dados (DEA, em inglês) que utiliza como inputs as despesas operacionais e como output as receitas tarifárias e não tarifárias para analisar a eficiência dos três aeroportos brasileiros concedidos durante a primeira rodada ao longo dos anos. Além disso, utilizou-se o método da fronteira invertida para aprimorar a análise, contornando uma das principais desvantagens do método, que é a baixa discriminação dos resultados. Os resultados obtidos dessa análise destacaram, positivamente, os anos de 2011, 2014 e 2018 para os aeroportos de Brasília e Guarulhos e os anos de 2011, 2013 e 2014 para o aeroporto de Viracopos. No período entre 2015 e 2017 houve uma queda, em geral, na eficiência dos aeroportos, o que pode ser justificado pela diminuição da demanda de passageiros devido a recessão econômica que ocorreu nessa época. Já os anos de 2010 e 2011, que são os anos pré-concessão analisados, apresentaram, em média, um alto índice de eficiência. Abstract:
In early 2019, a concession purchase auction was held for the expansion, maintenance and operation of 12 Brazilian airports in private initiative. Currently, 22 airports have already been granted to the private sector. Following this trend, it is expected that in a few years, all airports operated by Infraero will be granted. The main factors that caused either the beginning of this process, or private capital, are facing government investments and urgently need to carry out expansion works at airports, aggravated by the proximity of the 2014 Football World Cup, held in Brazil. That being said, this undergraduate work aims to compare changes in the economy of brazilian airports in the pre-concession and post-concession periods. For this purpose, it was used the Data Envelopment Analysis (DEA) method which uses operating costs as inputs and revenues and tariffs for savings analysis of three brazilian airports granted during the first time over the years. In addition, use the inverted boundary method to improve analysis, bypassing one of the key advantages of the method, which is low discrimination of results. The results of this analysis positively highlighted the years 2011, 2014 and 2018 for the airports of Brasilia and Guarulhos and the years 2011, 2013 and 2014 for the airport of Viracopos. In the period between 2015 and 2017 had a general decrease in airport efficiency, or can be justified by the loss of passenger demand due to the economic recession that occurred at that time. In 2010 and 2011, which are the pre-concession years analyzed, presented, on average, with a high efficiency index.