Divisão de Engenharia Civil Ano: 2019

(Turma 2019, TGs 2019)

Análise de risco de colisão para Aeronaves remotamente pilotadas em proximidades do Aeroporto de Congonhas (pdf 2,03 MB)

Autor: Filipe Rolim Vieira Nogueira

Orientador(es): Marcelo Xavier Guterres

Relator(es): Cap Mayara Condé Rocha Murça

Ano: 2019

Resumo:

No Brasil, o setor aeroportuário tem crescido constantemente e com isso, o número de operações nos aeródromos também. Dessa forma, o risco de colisões entre aeronaves remotamente pilotas (RPA) e demais aeronaves tripuladas aumenta, e com isso surge uma necessidade de análise desse perigo. Muitas aeronaves utilizam sistemas de monitoramento de posição, velocidade, altitude e com isso é possível evitar possíveis colisões. O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise de possíveis pontos de colisão entre aeronaves remotamente pilotadas (RPAs) e aeronaves tripuladas em proximidades do aeródromo de congonhas, com grande número de pousos e decolagens. Assim, de posse de tais informações, os operadores de RPAs podem, previamente, conhecer as áreas mais seguras para suas operções e locais onde há riscos maiores de colisão com outras aeronaves, sempre levando em consideração a legislação brasileira no que diz respeito à operação de RPAs. Nesse trabalho é utilizado um programa desenvolvido em Python para simulação de um modelo, com o objetivo de mapear possíveis pontos de colisão levando em conta a posição, horário e quantidade de encontros. Os dados das aeronaves tripulados são reais obtidos via flightradar. É mostrado via analise gráfica e comparado com a legislação vigente para reflexão sobre a segurança estabelecida hoje.

Abstract:

Many aircraft use position, speed, altitude monitoring systems and thus avoid possible collisions. This paper aims to analyze possible collision points between remotely piloted aircraft (RPAs) and manned aircraft in congonhas aerodrome tests, with a large number of inns and takeoffs. Thus, having such information, RPA operators can, at the outset, know the safest areas for their operations and places where there is a greater risk of collision with other aircraft, always taking into consideration Brazilian legislation regarding the operation of operations. RPAs. In this work, a program developed in Python is used to simulate a model, in order to map possible collision points, taking into account a position, time and amount of encounters. Manned aircraft data is actuals selected via flightradar. It is shown via graphical analysis and showed with current legislation for reflection on reduced safety today.