Divisão de Engenharia Civil Ano: 2012

(Turma 2012, TGs 2012)

Evaluation of long-term demand for the Viracopos Airport under accessibility hypothesis with or without high-speed railway (pdf 3,1 MB)

Autor: Renan Rios Diniz

Orientador(es): Alessandro

Relator(es): Müller

Ano: 2012

Resumo:

Este trabalho de graduação busca entender o impacto da construção ou não do TAV um trem de alta velocidade ligando Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas - nos aeroportos da Região de São Paulo, em particular o aeroporto de Viracopos, em Campinas. Isto é realizado por meio da definição de um modelo de demanda para os aeroportos das Regiões Metropolitanas de São Paulo e Campinas, e pelo desenvolvimento de modelo de escolha discreta os aeroportos de Viracopos, Guarulhos e Congonhas, nesta região. O modelo de demanda se baseia em uma revisão das estimativas realizadas pela empresa McKinsey (2009). As revisões incorporam um ajuste para mudanças na distribuição de renda com base em uma métrica desenvolvida por Sen (1982), além de ajustes no PIB, yield e no tráfego de passageiros em 2009. O modelo de escolha discreta desenvolvido para os aeroportos, embasado em uma pesquisa bibliográfica, é um modelo logit condicional segmentado entre as Regiões Metropolitanas de São Paulo e Campinas e o interior do Estado de São Paulo. Frequência e tempo de acesso se mostram relevantes no primeiro caso, e somente frequência no segundo, formando, em relação à influência da experiência dos passageiros com os aeroportos, um contraste com trabalho anterior desenvolvido por Moreno e Müller (2003). O modelo de escolha discreta é integrado à previsão de demanda e utilizado para discutir os impactos na utilização de cada aeroporto em 2030, que mostram possibilidade de rápida saturação dos aeroportos e a necessidade de melhoria do acesso a Viracopos. O trabalho conclui com recomendações de políticas e de pesquisa com base nos resultados.

Abstract:

This graduation thesis seeks to understand the impact of building or not building the TAV a high speed railway linking Rio de Janeiro, São Paulo and Campinas - on the São Paulo Area airports, especially the Viracopos airport, in Campinas. This is done through the definition of a demand forecast model for the airports the Campinas and São Paulo Metropolitan areas, and through the development of a discrete choice model for the Viracopos, Guarulhos and Congonhas airports, in the same region. The demand forecast model is based on a review of the estimates done by the company McKinsey (2009). Such reviews incorporate an adjustment for changes in income distribution based on a metric developed by Sen (1982), as well as adjustments to GDP, yield and the passenger traffic in 2009. The discrete choice model developed for the airports, supported by literature review, is a conditional logit model with segments for the São Paulo and Campinas Metropolitan Areas, taken together, and the rest of the São Paulo State. Frequency and access time are relevant variables in the first case, and only frequency in the second, creating, regarding the influence of passenger experience with airports with a previous work by Moreno and Müller (2003). The discrete choice model is integrated to the demand forecast and used to discuss the impacts on the use of each airport in 2030 showing a possibility of quick saturation of the airports and a need for improving access to Viracopos. The thesis concludes with policy and research recommendations based on the results.