Divisão de Engenharia Civil Ano: 2012
(Turma 2012, TGs 2012)
Evaluation of long-term demand for the Viracopos Airport under accessibility hypothesis with or without high-speed railway (pdf 3,1 MB)
Autor: Renan Rios Diniz
Orientador(es): Alessandro
Relator(es): Müller
Ano: 2012
Resumo:
Este trabalho de graduação busca entender o impacto da construção ou não do TAV um
trem de alta velocidade ligando Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas - nos aeroportos da
Região de São Paulo, em particular o aeroporto de Viracopos, em Campinas. Isto é realizado
por meio da definição de um modelo de demanda para os aeroportos das Regiões
Metropolitanas de São Paulo e Campinas, e pelo desenvolvimento de modelo de escolha
discreta os aeroportos de Viracopos, Guarulhos e Congonhas, nesta região. O modelo de
demanda se baseia em uma revisão das estimativas realizadas pela empresa McKinsey (2009).
As revisões incorporam um ajuste para mudanças na distribuição de renda com base em uma
métrica desenvolvida por Sen (1982), além de ajustes no PIB, yield e no tráfego de
passageiros em 2009. O modelo de escolha discreta desenvolvido para os aeroportos,
embasado em uma pesquisa bibliográfica, é um modelo logit condicional segmentado entre
as Regiões Metropolitanas de São Paulo e Campinas e o interior do Estado de São Paulo.
Frequência e tempo de acesso se mostram relevantes no primeiro caso, e somente frequência
no segundo, formando, em relação à influência da experiência dos passageiros com os
aeroportos, um contraste com trabalho anterior desenvolvido por Moreno e Müller (2003). O
modelo de escolha discreta é integrado à previsão de demanda e utilizado para discutir os
impactos na utilização de cada aeroporto em 2030, que mostram possibilidade de rápida
saturação dos aeroportos e a necessidade de melhoria do acesso a Viracopos. O trabalho
conclui com recomendações de políticas e de pesquisa com base nos resultados.
Abstract:
This graduation thesis seeks to understand the impact of building or not building the TAV a
high speed railway linking Rio de Janeiro, São Paulo and Campinas - on the São Paulo Area
airports, especially the Viracopos airport, in Campinas. This is done through the definition of
a demand forecast model for the airports the Campinas and São Paulo Metropolitan areas, and
through the development of a discrete choice model for the Viracopos, Guarulhos and
Congonhas airports, in the same region. The demand forecast model is based on a review of
the estimates done by the company McKinsey (2009). Such reviews incorporate an
adjustment for changes in income distribution based on a metric developed by Sen (1982), as
well as adjustments to GDP, yield and the passenger traffic in 2009. The discrete choice
model developed for the airports, supported by literature review, is a conditional logit model
with segments for the São Paulo and Campinas Metropolitan Areas, taken together, and the
rest of the São Paulo State. Frequency and access time are relevant variables in the first case,
and only frequency in the second, creating, regarding the influence of passenger experience
with airports with a previous work by Moreno and Müller (2003). The discrete choice model
is integrated to the demand forecast and used to discuss the impacts on the use of each airport
in 2030 showing a possibility of quick saturation of the airports and a need for improving
access to Viracopos. The thesis concludes with policy and research recommendations based
on the results.