Divisão de Engenharia Civil Ano: 2011

(Turma 2011, TGs 2011)

Título: Application of a nested Logit model for identification of potential demand in regional air transportation markets (pdf 495 kB)

Autor: Paulo Thiago Araujo Moraes

Orientador(es): Alessandro

Relator(es): Müller

Ano: 2011

Resumo:

Apoiado em uma situação econômica favorável e nas suas grandes dimensões, o Brasil necessita incluir nos estudos que norteiam as suas políticas públicas, questões de identificação de potencial demanda para o transporte aéreo. A cobertura do transporte aéreo ao longo do território nacional caiu ao longo da última década, sendo que um conjunto expressivo de cidades deixou de ser servido pela aviação regular. O presente trabalho mostra um modelo baseado em modelos de escolha discreta visando o apontamento de cidades com potencial de serem incluídas nas malhas das companhias aéreas regionais. Uma comparação entre os modelos tradicionais Probit e Logit sugere que são equivalentes. Utilizou-se também um modelo Logit Aninhado com características não observáveis visando elencar microregiões brasileiras com potencial de operação sustentável do ponto de vista econômico. Os resultados foram apresentados considerando o cenário sócio-econômico de 2008.

Abstract:

Supported by a favored economical situation and its large dimensions, Brazil needs to include in studies that guides the public policies, issues of identification of potential demand for air transportation. The coverage of air transport throughout the country has dropped over the last decade, with a significant set of cities no longer served by regular aviation. The present work shows a model based on discrete choice models aimed at pointing to the potential of cities to be included in the meshes of regional airlines. A comparison between the traditional Probit and Logit models suggests that they are equivalent. A model Nested Logit with unobserved characteristics was used to rank the Brazilian microregions with potential sustainable economical operations. The results were presented considering the socio-economic scenario of 2008. .