Divisão de Engenharia Civil Ano: 2011
(Turma 2011, TGs 2011)
Título: Application of a nested Logit model for identification of potential demand in regional air transportation markets (pdf 495 kB)
Autor: Paulo Thiago Araujo Moraes
Orientador(es): Alessandro
Relator(es): Müller
Ano: 2011
Resumo:
Apoiado em uma situação econômica favorável e nas suas grandes dimensões, o Brasil
necessita incluir nos estudos que norteiam as suas políticas públicas, questões de identificação
de potencial demanda para o transporte aéreo. A cobertura do transporte aéreo ao longo do
território nacional caiu ao longo da última década, sendo que um conjunto expressivo de
cidades deixou de ser servido pela aviação regular. O presente trabalho mostra um modelo
baseado em modelos de escolha discreta visando o apontamento de cidades com potencial de
serem incluídas nas malhas das companhias aéreas regionais. Uma comparação entre os
modelos tradicionais Probit e Logit sugere que são equivalentes. Utilizou-se também um
modelo Logit Aninhado com características não observáveis visando elencar microregiões
brasileiras com potencial de operação sustentável do ponto de vista econômico. Os resultados
foram apresentados considerando o cenário sócio-econômico de 2008.
Abstract:
Supported by a favored economical situation and its large dimensions, Brazil needs to include
in studies that guides the public policies, issues of identification of potential demand for air
transportation. The coverage of air transport throughout the country has dropped over the last
decade, with a significant set of cities no longer served by regular aviation. The present work
shows a model based on discrete choice models aimed at pointing to the potential of cities to
be included in the meshes of regional airlines. A comparison between the traditional Probit
and Logit models suggests that they are equivalent. A model Nested Logit with unobserved
characteristics was used to rank the Brazilian microregions with potential sustainable
economical operations. The results were presented considering the socio-economic scenario
of 2008.
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