Divisão de Engenharia Civil Ano: 2011

(Turma 2011, TGs 2011)

Título: Análise do impacto dos contratos de leasing nos resultados financeiros das empresas aéreas brasileiras (pdf 1,1 MB)

Autor: Gilberto dos Santos Giuzio

Orientador(es): Rogéria

Relator(es): Alessandro

Ano: 2011

Resumo:

Este trabalho buscou analisar os contratos de leasing de aeronaves das empresas aéreas brasileiras. Primeiramente, procurou-se identificar as vantagens e desvantagens desse tipo de aquisição do bem, sendo que a modalidade de leasing operacional possui vantagens de a empresa ter flexibilidade frente às flutuações de demanda e, ainda, não necessitar imobilizar a aeronave no ativo. O leasing financeiro, por sua vez, possui a vantagem da companhia poder adquirir a aeronave por um valor residual ao final do contrato. Além disso, ambas as modalidades possuem isenção de alguns impostos, tornando-os competitivos frente a outros meios de aquisição de aeronaves. Baseado no modelo de cálculo da participação ótima do leasing operacional na frota de companhias aéreas proposto pelo artigo canadense Optimal Demand for Operating Lease of Aircraft comparou-se a composição da frota das três principais companhias aéreas brasileiras (GOL, AZUL e TAM). Para isso foi necessário realizar adaptações no modelo, transformando o método contínuo representado por integrais em um método discreto representado por somatórios. Também foi adotado o método de Lagrange para o cálculo das derivadas nos pontos considerados. O método mostrou que, assumindo uma projeção de demanda de 6%, o percentual ótimo de aeronaves adquiridas por meio de leasing operacional seria de 30%, 63% e 9% para TAM, GOL e AZUL, respectivamente. Hoje se observa que a TAM possui 50%, a GOL 70% e a AZUL 40% de aeronaves adquiridas por leasing operacional, ou seja, todas as empresas analisadas possuem uma porcentagem maior que a ótima calculada pelo método. Esse fato pode estar relacionado a outras vantagens como a não imobilização do capital aumentando os indicadores financeiros da empresa.

Abstract:

This study aimed to examine the lease aircraft from Brazilian airlines. First attempts to identify the advantages and disadvantages of this type of acquisition of the aircraft. Analyzing that the operating lease method has advantages the company has flexibility in the face of fluctuations in demand and even the airline does not need to immobilize the aircraft as a financial asset. In the financial leasing, the company has the advantage of being able to purchase the aircraft for a residual value at the end of contract. Moreover, both types are exempt from some taxes making them competitive with other ways of acquisition of aircraft. Based on the calculation model of optimal participation in the operational leasing fleet of airlines proposed by the Canadian article "Optimal Demand for Aircraft Operating Lease of" compared the composition of the fleet of three major Brazilian airlines (GOL, TAM and AZUL). It was necessary to make some adjustments in the model, making the method represented by continuous integrals in a method represented by discrete sums. It was also adopted Lagrange method for the calculation of the derivatives at points considered. The method showed that, taking a projected demand of 6%, the percentage of optimal aircraft acquired through operating leases was 30%, 63% and 9% for TAM, GOL and AZUL respectively. Today, it is observed that TAM has 50%, AZUL 40% and GOL 70% of operating leasing aircrafts, it means that all companies analyzed have a higher percentage than the optimum calculated by the method. This fact may be related to other advantages such as no immobilization of the capital increase the company's financial indicators.