Divisão de Engenharia Civil Ano: 2002

(Turma 2002, TGs 2002)

Título: Novas Tecnologias para Preservar a Capacidade do Espaço Aéreo ATZ sob Condições Meteorológicas Degradadas

Autor: Danniel Rosa Curvelo

Orientador: Prof. Protógenes Pires Porto

Ano: 2002

Resumo:

Atualmente, muitas das áreas terminais dos aeroportos do mundo operam próximo das suas condições operacionais, criando um ambiente no qual pequenos erros e deslizes causam problemas significantes. Existem vários motivos que sustentam esta afirmação: condições meteorológicas adversas, volume de tráfego excessivo e restrições funcionais da área terminal. A FAA estima que as áreas terminais dos aeroportos irão se tornar cada vez mais congestionadas no século XXI, devido ao aumento da demanda de usuários.

Sob condições meteorológicas degradadas, a separação entre as aeronaves não é tão efetiva quanto as visuais. Ao invés disto, o piloto deve guiar a aeronave para um pouso seguro; utilizando a instrumentação da aeronave que recebe sinais de navegação oriundos dos equipamentos em solo. Esta operação, conduzida de acordo com as regras IFR (Instrument Flight Rules) de vôo, limita a otimização da operacionalidade do controle de tráfego aéreo pois aumenta a carga de trabalho dos controladores de vôo, a necessidade de procedimentos adicionais do ATC (Air Traffic Control) e está sujeita a limitações inerentes aos equipamentos de solo e da aeronave. As limitações das tecnologias de aproximação contribuem bastante nos atrasos de vôos causados pelas condições meteorológicas adversas.

Este trabalho de graduação analisa requerimentos básicos de um sistema de pouso por precisão para o século XXI. O papel do ILS (Instrumental Landing System), do MLS (Microwave Landing System), do DGPS (Differential Global Positioning System) e do EVS (Enhanced Vision System).