Disciplinas da Graduação da Infra 2006

TRA-57 Marketing em Engenharia

Importância do marketing na Engenharia. Conceitos e tarefas da administração do marketing. Desenvolvimento de estratégias e planos de marketing. Identificação de oportunidades: análise do ambiente de marketing. Condução de uma pesquisa e previsão de demanda. Análise dos mercados. Segmentação e seleção de mercados-alvo. Aspectos da formulação estratégica de produto, preço, distribuição e comunicação. Comunicação de valor. Tendências. Marketing holístico. Estudos de caso.

Bibliografia:

  1. Kotler, P. & Keller, K. L., Administração de marketing, 12 ed, Pearson Prentice-Hall, São Paulo, 2005.
  2. Kotler, P., Marketing essencial, 2 ed, Pearson Prentice-Hall, São Paulo, 2005.
  3. Ferrell, O.C. et al., Estratégia de marketing, Atlas, São Paulo, 2000.

Carga horária semanal:

Requisito: Não há;

Disciplina (obrigatória) oferecida ao: 5o ano (1o semestre)

Responsável (teoria): Professor Cláudio Jorge Pinto Alves

Homepage da disciplina: www.civil.ita.br/~claudioj/mog57.htm


Material extra:


Disciplinas