INFoRmAtivo da Civil

Ano XIV, Número 183
7 de junho de 2016

Fonte: Chefia da IEI


Visita da Instrutora Mayara

Em período de férias acadêmicas nos Estados Unidos, a Instrutora Mayara retornou ao Brasil para descanso e compromissos pessoais. No dia 1° de junho, tivemos a satisfação de recebê-la na Divisão de Engenharia Civil e conversar um pouco sobre a sua experiência no MIT, onde tem registrado excepcional rendimento acadêmico. Em meados de maio, Mayara foi aprovada no exame de qualificação do doutorado, principal barreira antes da titulação.

Visita dos alunos do ITA às instalações da Aviação do Exército em Taubaté

Como parte das atividades de formação da disciplina eletiva de TRA-53 Logística e Transportes, ministrada pelo Ten Cel Eliézer, alunos do 3º ano profissional de Civil-Aeronáutica e Mecânica-Aeronáutica visitaram, no dia 24 de maio, a Torre de Controle da Aviação do Exército em Taubaté. Além de conhecer a rotina e o funcionamento das instalações, os alunos coletaram dados de pouso e decolagem para subsidiar um trabalho de simulação com o software Arena.

ITA realiza parceria inédita com empresa PARAGON para utilização de software Arena com Kit Acadêmico

O ITA realizou parceria com a empresa PARAGON, representante brasileira do Arena, no qual tornou-se a primeira instituição de ensino superior do Brasil a desenvolver projeto para ensino desse software de simulação. A empresa forneceu o KIT Acadêmico, contendo software para treinamento e material de suporte a ser utilizado nas aulas. A parceria é realizada dentro das atividades da disciplina eletiva TRA-53 Logística e Transportes, ministrada pelo Ten Cel Eliézer.

Visita dos alunos da UNESP - Rio Claro às instalações do ITA

No dia 02/06, a Divisão de Engenharia Civil recebeu a visita de uma comitiva de 30 alunos do curso de geologia da UNESP Rio Claro. Recepcionados no Auditório Armel Picquenard pelos professores Paulo Hemsi e Wilson e o instrutor , e também pelo doutorando Vitor, os alunos conheceram detalhes dos programas de graduação e pós-graduação da IEI, além de visitar as instalações dos laboratórios de Geomática, Geotecnia e Materiais.

Seleção para a Pós-Graduação

No dia 02/06, foi realizado o processo de seleção dos cursos de pós-graduação da IEI para ingresso no 2° semestre de 2016. Os candidatos realizaram uma prova de matemática no período da manhã e passaram por entrevistas com os docentes da IEI na parte da tarde. Ao final do processo de seleção, houve a aprovação de 2 novos mestrandos regulares para a Área de Transporte Aéreo e Aeroportos (EIA-T) e 4 doutorandos, 6 mestrandos regulares e 2 mestrandos alunos especiais para a Área de Infraestrutura Aeroportuária (EIA-I).

Repercussão de Trabalho de Graduação

O Trabalho de Graduação do ex-aluno Bruno Bezerra Bluhm (Civil 15), orientado pela Professora , intitulado Estudo de impactos hidráulicos e urbanísticos mediante implantação de um parque linear marginal ao rio Granjeiro, Crato-CE foi selecionado como referência para implantação de um parque linear em Juazeiro do Norte-CE. Recentemente o engenheiro foi entrevistado pelo programa Vem me Ver.


[Nos anteriores: Ano XIV, Ano XIII, Ano XII, Ano XI, Ano X, Ano IX, Ano VIII, Ano VII, Ano VI, Ano V, Ano IV, Ano III, Ano II, Ano I]