Divisão de Engenharia Civil Ano: 2015
(Turma 2015, TGs 2015)
Estudo de impactos hidráulicos e urbanísticos mediante implantação de um parque linear marginal ao rio Granjeiro; Crato; Ceará (pdf 5,5 MB)
Autor: Bruno Bezerra Bluhm
Orientador(es): Nadiane Smaha Kruk
Relator(es): Íria Fernandes Vendrame
Ano: 2015
Resumo:
Como proposta de solução de engenharia para a problemática das enchentes no canal urbano do rio Granjeiro; em Crato; Ceará; este trabalho apresenta uma discussão aprofundada do cenário de implantação de um parque linear; substituindo o atual canal de concreto e; parcialmente; sua avenida marginal. Com o crescimento urbano; a impermeabilização e a retificação do seu leito; tal rio sofre com recorrentes eventos de cheias destrutivas; caracterizadas por escoamentos torrenciais com altas velocidades e transbordamento. Inspirado no conceito de urbanismo sustentável; o qual prioriza a relação de respeito entre as ecologias humana e biofísica; este trabalho propõe a implantação de um parque linear marginal; solução internacionalmente estabelecida; mas de caráter ainda vanguardista no Brasil. Para tanto; realizou-se uma modelagem hidráulica e uma análise dos impactos urbanísticos. O cenário de parque; se comparado com o atual; de canal de concreto; apresenta reduções significativas nos valores médios de velocidade e número de Froude: 46% e 56%; respectivamente. Entretanto; há um aumento de 34% na altura da lâmina d’água; piorando a situação de transbordamento. Esta pode ser solucionada com estudos de implantação de uma bacia de retenção a montante do canal; viabilizando o parque linear como solução de engenharia para a problemática do rio Granjeiro. Além disso; a presente proposta tende a somar à cidade um novo espaço público democrático; com melhorias sociais; ambientais; econômicas e de mobilidade; se agregando a recentes grandes projetos de revitalização urbana; coroando este momento em que Crato se reinventa como cidade sustentável.
Palavras-chave: parques lineares; hidráulica de canais; modelagem hidráulica; urbanismo sustentável. Abstract:
The Granjeiro river urban channel found in Crato; Ceará; currently experiences flooding issues on a semi-regular basis. This is in part due to the current concrete channel which it runs through and the avenues at its margins. This project presents an engineering solution to these issues by using a linear park approach. Urbanisation; with the rectification of the river bed and the increase of waterproof surfaces; has created a scenario where the Granjeiro river repeatedly suffers from destructive flood events; which present high values for water velocity; torrential regime and overflow level. Inspired by sustainable urbanism; a concept that highlights the respect between human and biophysical ecologies; this work proposes the implantation of a linear park; a solution that is well established internationally; but is still considered as avant-gard in Brazil. In order to justify such a proposal; a hydraulic model was adapted for the park scenario and the urban impacts were evaluated. When contrasted with the concrete channel environment currently in place; the linear park scenario presents significant reductions in water velocity and Froud Numbers: 46% and 56% respectively. However; this is accompanied by a 34% increase in water surface level; worsening overflow problems. This can be addressed by constructing a retention basin further upstream; thus making this a viable engineering solution. In addition; this proposal also creates a new dimension to the city - the development of a new accessible public space that contributes to urban revitalisation. The social; environmental; economical and mobility improvements that accompany the linear park implementation contribute to Crato's current push for reinvention as a sustainable city.
Key-words: linear parks; channel hydraulics; hydraulic modelling; sustainable urbanism.