Divisão de Engenharia Civil Ano: 2024
(Turma 2024, TGs 2024)
Identificação de trechos rodoviários destinados à operação eventual de aeronaves de asa fixa (pdf 19 MB)
Autor: Samara Cavalcante Lemos
Orientador(es): Evandro José da Silva
Relator(es): Cláudio Jorge Pinto Alves
Ano: 2024
Resumo:
Este trabalho aborda a utilização de rodovias como sítios alternativos para pousos e decolagens eventuais de aeronaves de asa fixa em situações de emergência no Brasil. Considerando as limitações de infraestrutura aeroportuária em áreas remotas, propõe-se um framework que sistematiza a tomada de decisão para a seleção de trechos rodoviários adequados, com base em critérios como largura da pista, linearidade, declividade e ausência de obstáculos físicos. O trabalho se propõe a ser um compilado acadêmico e sistematizado de informações previamente dispersas, preenchendo uma lacuna significativa na literatura sobre o tema e revelando a necessidade de um estudo que integre essas informações de maneira abrangente e técnica. A metodologia apresentada visa fornecer uma base sólida para decisões operacionais seguras em emergências, contribuindo para a ampliação da cobertura de resposta aérea e para a adoção de práticas observadas em outros países, como a Suécia e os Estados Unidos. Abstract:
Abstract
This study addresses the use of highways as alternative sites for emergency landings of
fixed-wing aircraft in Brazil. Considering the limitations of airport infrastructure in remote areas, a framework is proposed to systematize decision-making for selecting suitable
highway segments, based on criteria such as runway width, linearity, slope, and absence
of physical obstacles. This work aims to serve as an academic and systematized compilation of previously scattered information, filling a significant gap in the literature and
highlighting the need for a study that integrates this information comprehensively and
technically. The presented methodology aims to provide a solid basis for safe operational
decisions during emergencies, contributing to the expansion of aerial response coverage
and the adoption of practices observed in other countries, such as Sweden and the United
States.