Divisão de Engenharia Civil Ano: 2023

(Turma 2023, TGs 2023)

Towards objective airport site selection with automated geometric analysis (pdf 2,2 MB)

Autor: Vitor Silva Carvalho de Lyra

Orientador(es): Evandro José da Silva

Relator(es): Eduardo Moraes Arraut

Ano:

Resumo:

A localização ideal dos aeroportos desempenha um papel crucial na garantia de sistemas de transporte aéreo eficientes e seguros. Este trabalho tem como objetivo abordar o problema da locação de sítios aeroportuários incorporando considerações geométricas e uma metodologia chamada MESA (Metodologia de Escolha de Sítios Aeroportuários),[1] desenvolvida por pesquisadores do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). O presente estudo traz uma abordagem inovadora para essa questão, concentrando-se na automação do processo de seleção de locais para alocação de aeroportos por meio da implementação de rotinas em Python combinadas com um Sistema de Informação Geográfica, em inglês, Geographic Information System (GIS). Essas rotinas são projetadas para avaliar a presença de obstáculos, variações altimétricas e conflitos de uso do solo. Ao considerar esses fatores, a abordagem proposta visa identificar locais adequados para aeroportos que atendam aos requisitos regulatórios e otimizem a eficiência operacional. Este trabalho se concentra nos aspectos computacionais dos métodos, visando melhorar o tempo de processamento das verificações de vários critérios por meio de modificações nas rotinas do código, no tratamento de dados e nos tipos de arquivos utilizados como inputs do programa. Além disso, realizou-se a aplicação do modelo por meio de uma análise comparativa com os locais identificados pelo projeto MESA em um estudo conduzido na região metropolitana de Belém. O objetivo foi verificar não apenas a capacidade do modelo em encontrar soluções superiores às obtidas manualmente, mas também confirmar se as rotinas do código estavam sendo executadas de maneira correta. Este estudo permitiu-nos concluir que a variabilidade dos dados de entrada (e.g., percentual de área inviável) exerce pouco impacto sobre o desempenho do código. As melhorias implementadas no modelo evidenciaram que a escolha entre rotinas baseadas em dados rasterizados ao invés de dados vetoriais melhora em grande medida o tempo de processamento, assim como o uso de Numpy Arrays. Ficou manifesta a capacidade potencial do modelo para auxiliar o processo de busca de novos sítios e a versão corrente cumpre o objetivo de oferecer opções de localização que podem ser manualmente refinadas. Os próximos passos da pesquisa envolvem a inclusão de novos critérios, como a distância a rodovias e Centros Geradores de Demanda (CGD), e a validação do método por meio de análises comparativas com resultados manuais. Outro desafio é o refinamento dos dados de entrada, em seus aspectos de aquisição e adequação aos formatos apropriados.

Abstract:

The optimal siting of airports plays a crucial role in ensuring efficient and safe air transportation systems. This paper aims to address the problem of airport site selection by incorporating geometric considerations and a methodology called MESA - Metodologia de Escolha de Sítios Aeroportuários (in Portuguese, Airport Site Selection Methodology)[1], developed by professors from the Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Specifically, the study brings a novel approach to this matter, focusing on the automation of the airport site selection process through the implementation of Python routines coupled with a Geographic Information System (GIS). These routines are designed to assess the presence of obstacles, altimetric variations, and land use conflicts. By considering these factors, the proposed approach aims to identify suitable airport locations that meet regulatory requirements and optimize operational efficiency. This paper focuses on the computational aspects of the methods, by improving computational time of the several criteria checks through code routine modifications, data handling, and file types used as program inputs. Furthermore, the model was applied through a comparative analysis with sites identified by the MESA project in a study conducted in the metropolitan region of Belém. The objective was to assess not only the model's ability to find solutions superior to those obtained manually but also to confirm the correct execution of code routines. This study led us to conclude that the variability of input data (e.g., the percentage of unviable area) has little impact on the code's performance. The improvements implemented in the model highlighted that opting for routines based on rasterized data instead of vector data significantly enhances processing time, as does the use of Numpy Arrays. The potential capacity of the model to assist in the search process for new sites was clearly demonstrated, and the current version successfully achieves the goal of providing location options that can be manually refined. The next steps of the research include validating the method through comparative analyses with manual methods and incorporating new criteria such as proximity to highways and Traffic Generator Centroids.