Divisão de Engenharia Civil Ano: 2023
(Turma 2023, TGs 2023)
Otimização de roteirização de frotas por meio de modelagem computacional (pdf 2,6 MB)
Autor: Ricardo Pereira Vilalba
Orientador(es): Marcelo Xavier Guterres e Ernesto Cordeiro Marujo
Relator(es): Evandro José da silva
Ano: 2023
Resumo:
O Planejamento Operacional de uma companhia aérea é uma peça fundamental na manutenção da empresa em um mercado caracterizado como competitivo. Nesse contexto, decisões, como em quais voos cada aeronave da frota irá atuar, podem ter um impacto decisivo no produto oferecido pela companhia. Dessa forma, a pesquisa operacional, mais precisamente a programação linear inteira mista, se torna uma importante ferramenta no apoio do processo decisório da roteirização de frotas de aeronaves. Assim, este trabalho analisou um modelo matemático proposto na década de 1980 e, por meio de modelos encontrados na literatura, adaptou-o às demandas contemporâneas de inspeções de manutenção. Além disso, através de dados voos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), realizou-se a roteirização de duas frotas de aeronaves de uma das três maiores companhias aéreas do Brasil. Os resultados obtidos refletem um cenário realista e, através de análises de sensibilidade, identificou-se o impacto de variáveis como o tempo de apronto de aeronaves no sequenciamento de voos. Abstract:
The Operational Planning of an airline is a fundamental element in maintaining the
company in a market characterized as competitive. In this context, decisions, such as
which flights each aircraft in the fleet will operate on, can have a decisive impact on the
product offered by the company. In this way, operational research, more precisely mixed
integer linear programming, becomes an important tool in supporting the decision-making
process of aircraft fleet routing. Thus, this work analyzed a mathematical model proposed
in the 1980s and, using models found in the literature, adapted it to the contemporary
demands of maintenance inspections. Furthermore, using flight data from the National
Civil Aviation Agency (ANAC), the routing of two fleets of aircraft from one of the three
largest airlines in Brazil was carried out. The results obtained reflect a realistic scenario
and, through sensitivity analyses, the impact of variables such as aircraft readiness time
on flight sequencing is confirmed.