Divisão de Engenharia Civil Ano: 2020
(Turma 2020, TGs 2020)
Componentes Aeroportuários de Check-in e Inspeção de Segurança: Métodos de Dimensionamento e o Impacto de Novas Tecnologias.
(pdf
1,50 MB)
Autor: Gabriel Calixto Carneiro de Sousa
Orientador(es): Evandro José da Silva e Giovanna Miceli Ronzani Borille
Relator(es): Cláudio Jorge Pinto Alves
Ano: 2020
Resumo:
A crescente demanda por voos vem exigindo cada vez mais melhorias e otimizações dos terminais aeroportuários de passageiros (TPS) existentes ou planejados. Estudos relativos ao TPS estão sendo mais recorrentes, contemplando o dimensionamento do mesmo, permitindo a compatibilização das necessidades geradas pela demanda prevista. O presente Trabalho de Graduação visa discutir as metodologias de dimensionamento, analíticas e simulação, presentes na literatura, bem como analisar seus pontos fortes e suas problemáticas e discutir como os atuais terminais de passageiros estão sendo otimizados com os novos serviços presentes no mercado. Para isso, o método apresentado na ADRM 11 (2019) para dimensionamento é analisado com relação aos seus inputs, considerações gerais e outputs. De forma análoga, será analisada a metodologia baseada em modelos de simulação, com relação aos seus inputs, quesitos de verificação e validação e outputs. Em seguida, será realizado uma simulação dos novos serviços que estão sendo ofertados no mercado, a fim de comparar os resultados obtidos e se verificar as implicações da evolução das metodologias de dimensionamento e dos serviços ofertados no setor. Realizada a obtenção dos principais dados requeridos e adotando-se premissas para os demais dados, foi possível obter os resultados do dimensionamento para os diversos cenários analisados e realizar uma comparação qualitativa dos mesmos. Com isso, conclui-se que a metodologia de dimensionamento baseada em simulação traz um resultado mais otimizado em relação à metodologia analítica abordada. No entanto, ela necessita de uma quantidade maior de dados e de uma maior caracterização da operação do aeroporto e dos passageiros. Foi concluído também, que as novas tecnologias tendem a otimizar mais a operação do aeroporto com processos mais rápidos e mais seguros, porém a fim de instalar esses novos serviços, um investimento é necessário e esse investimento pode ser restritivo em aeroportos de médio e pequeno porte.
Abstract:
The growing demand for flights requires improvements and optimizations for existing or planned airport passenger terminals, including terminal sizing. This Graduation Work aims to analyze airport terminal sizing methods, namely the analytical and the simulation approach.
For this, the rationale presented in ADRM 11 (2019) for airport terminal sizing is analyzed in relation to its inputs, general considerations and outputs. In a similar way, the simulation approach is analyzed, in relation to its inputs, verification and validation requirements, as well as the outputs. Along with the aforementioned methodological assessment, new airport services are analyzed, in order to assess their implications over the required processing and queueing areas.
It was concluded that the simulation-based sizing methodology brings a superior results in relation to the analytical methodology, but it needs a larger amount of data and a greater characterization of the airport operation. It was also concluded that new technologies tend to optimize the airport's operation with faster and safer processes. However, the deployment of these new services directly impact capital expenditures, wich can be more detrimental to small airports.