Divisão de Engenharia Civil Ano: 2020
(Turma 2020, TGs 2020)
Uma Abordagem Baseada em Dados para Caracterização da Complexidade do Tráfego Aéreo
(pdf
7,21 MB)
Autor: Bruno Sampaio Passos Homem
Orientador(es): Mayara Condé Rocha Murça e Marcelo Xavier Guterres
Relator(es): Evandro José da Silva
Ano: 2020
Resumo:
A complexidade do tráfego aéreo é um conceito subjetivo utilizado para expressar o nível de dificuldade do controle de tráfego e o potencial de geração de carga de trabalho para o controlador, sendo um fator determinante da capacidade de setor. O desenvolvimento de indicadores para quantificar a complexidade é fundamental para apoiar a tomada de
decisão no gerenciamento da capacidade do espaço aéreo e do fluxo de tráfego, de forma a
torná-lo mais dinâmico, proativo e eficiente. Este trabalho de graduação tem por objetivo
estudar os principais fatores que afetam a complexidade do tráfego aéreo e propor uma
abordagem baseada em dados para caracterização e previsão da complexidade. O estudo
de caso é a área terminal São Paulo (TMA-SP), espaço aéreo terminal de maior movimentação de aeronaves no Brasil. Dados históricos de trajetórias de voo e de meteorologia durante três meses de operações são utilizados para o desenvolvimento do trabalho. Primeiramente, calcula-se um indicador de complexidade horária para diferentes volumes de espaço aéreo da TMA-SP a partir dos dados de trajetória. Técnicas de visualização de dados são utilizadas para apresentação da magnitude, variabilidade e distribuição espacial da complexidade. A partir da quanticação da complexidade, utiliza-se o método de Florestas Aleatórias para o aprendizado de máquina supervisionado para desenvolver um modelo preditivo de complexidade. Os resultados indicam que a complexidade, bem como o erro de previsão, apresentam uma grande variação espacial. Por fim, observa-se que a demanda e a configuração de operação determinada pela direção do vento são os principais fatores que contribuem para o nível de complexidade na TMA-SP.
Abstract:
The appropriate functioning of an airport presupposes the correct operation of several stages ranging from the arrival of passengers and cargo to the takeoff or landing of an aircraft. This complex flow of interconnected activities makes the airport a robust structure full of different procedures and eventually operational bottlenecks. The present study analyzes the land accessibility of six of the largest Brazilian airports in annual passenger movement, with focus on the perception of users to determine which airports are most efficient and could serve as a reference for the others. In this study, the efficiency of airport is measured by a Data Envelopment Analysis (DEA), a non-parametric methodology, where the characteristics of each airport regarding land accessibility are considered, such as the costs of each mode of transport, travel time and curb availability, and the assessments each airport has received from passengers for ground accessibility through surveys conducted by the Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) and the Secretaria de Aviação Civil (SAC). Checks which airports are most efficient in these aspects, such as accessibility by public transport, by car and by taxi, and goals are set so that each of the airports analyzed could reach the same standards as the others, performing a benchmarking between the airports analyzed.