Divisão de Engenharia Civil Ano: 2018

(Turma 2018, TGs 2018)

Metodologia de análise de Congestionamento e atrasos em pátio De aeronaves de aeroportos regionais (pdf 299 kB)

Autor: Thales Cavalcante de Queiroz

Orientador(es): Giovanna Miceli Ronzani Borille

Relator(es): Evandro Jose da Silva

Ano: 2018

Resumo:

Este trabalho de graduação tem como objetivo analisar a capacidade de operação de pátio de estacionamento de aeronaves para aeroportos regionais e, para tanto, é estimada a movimentação máxima de aeronaves suportada no pátio dentro de limites de atrasos considerados aceitáveis pela literatura. No caso da obra em questão, é realizada uma análise por meio de método estocástico utilizando Teoria das Filas. O estudo consiste na análise de modelos genéricos de aeroportos com perfil regional (operações de embarque e desembarque em posições remotas, número reduzido de posições de estacionamento, entre outras características) sem considerar uma geometria para o pátio específica. Nesta análise, é avaliada a capacidade de operação em pátio ao se variar parâmetros básicos de operação: tempo de turnaround (tempo de atendimento de aeronaves em calço), número de posições de parada, taxa de utilização da capacidade do pátio. Vale a ressalva de que, para esse estudo, o pátio de estacionamento de aeronaves é considerado como um elemento isolado do sistema e sendo este o elemento limitante da capacidade do lado ar. A partir dos resultados de capacidade encontrados, foram elaboradas tabelas correlacionando os parâmetros adotados à capacidade obtida. Estas tabelas servem como um material de consulta acessível para administradores aeroportuários de aeródromos regionais que tenham interesse em: (i) avaliar, a partir da configuração atual do aeroporto, qual a máxima movimentação de aeronaves que o pátio suporta dentro de níveis de atrasos aceitáveis ou (ii) planejar a expansão de suas operações e ponderar o momento de intervenção na infraestrutura do pátio de estacionamento de aeronaves. Como contribuição acadêmica, este trabalho apresenta metodologia para avaliação do tempo de operação de pátios de aeronaves em aeroportos regionais utilizando Teoria das Filas, com definição de níveis de serviço para os atrasos na operação de pátio como um todo.

Abstract:

This undergraduate work has the objective of analyzing the capacity of apron operation for regional airports and, for this, it is estimated the maximum movement of aircraft supported in the stands within limits of delays considered acceptable in the literature. In the case of the work in question, a stochastic method is analyzed using Queueing Theory. The study consists of the analysis of generic models of airports with regional profile (operations of embarkation and disembarkation in remote positions, reduced number of parking positions, among other characteristics) without considering a specific geometry for the apron. In this analysis, the capacity of apron operation is evaluated by varying basic operating parameters: turnaround time (aircraft service time in wedge), number of stopping positions, capacity utilization rate of the apron. It is worth noting that, for this study, the aircraft parking apron is considered as an isolated element of the system and this being the limiting element of the air side capacity.From the capacity results found, tables were elaborated correlating the parameters adopted to the capacity obtained. These tables serve as an accessible reference material for airport managers of regional airfields who wish: (i) to evaluate, from the current airport configuration, the maximum aircraft movement that the apron supports within acceptable levels of delays or (ii) plan to expand its operations and consider the moment of intervention in the infrastructure of the aircraft parking apron. As an academic contribution, this paper presents a methodology for evaluating aircraft operating time at regional airports using Queue Theory, with definition of service levels for delays in the operation of the apron as a whole.