Divisão de Engenharia Civil Ano: 2016

(Turma 2016, TGs 2016)

Impactos da transferência das operações aéreas civis do Aeroporto Augusto Severo (Parnamirim-RN) para o Aeroporto Aluízio Alves (São Gonçalo do Amarante-RN) (pdf 527 kB)

Autor: Emanuel Felipy Melo Araujo

Orientador(es): Alessandro Vinícius Marques de Oliveira e Ronaldo Gonçalves de Carvalho

Relator(es):

Ano: 2016

Resumo:

O presente trabalho foca em fazer uma análise da concessão do Aeroporto de Natal, investigando quais as principais consequências desse evento para a Força Aérea Brasileira. Além disso, será realizado um estudo de demanda aeroportuária para Natal, com o objetivo de analisar a relação capacidade versus demanda em possíveis cenários futuros e comparar o resultado da previsão com os obtidos por parte da concessionária Inframérica. A metodologia aplicada é realizada através de um estudo econométrico, onde o regressando é a demanda por transporte aéreo doméstico e os regressores são o PIB brasileiro mensal e os preços médios das passagens aéreas, além de algumas variáveis binárias que têm a função de controlar efeitos temporais pontuais ou sazonais. Esse estudo resultará em uma equação econométrica que será utilizada para a previsão da demanda aeroportuária.

Abstract:

This work focuses on making an analysis of the Natal Airport concession. Investigating what are the main effects of this event for the Brazilian Air Force. In addition, an airport demand study for the Natal airport will be held with the objective of analyzing the relation between the variables capacity and demand for domestic air transport, considering possible future scenarios and comparing the result with the prediction acquired by the Inframérica dealership. The methodology applied is carried out through an econometric study, where the dependent variable is the demand for domestic air transport and the independent variables are the monthly Brazilian Gross Domestic Product (GDP) value and airline tickets average prices, along of some binary variables that have the function of controlling occasional or seasonal time effects. This study will result in an econometric equation that will be used to forecast the demand for domestic air transport.