Divisão de Engenharia Civil Ano: 2015
(Turma 2015, TGs 2015)
Análise e Implantação de Projetos de Transporte no Brasil (pdf 957 kB)
Autor: Guilherme da Rocha Dahrug
Orientador(es): Alessandro Vini´cius Marques de Oliveira
Relator(es): Carlos Müller
Ano: 2015
Resumo:
O Brasil ainda é um país muito carente em infraestrutura, obtendo a 120ª colocação no quesito em avaliação do Fórum Econômico Mundial com 144 países envolvidos, e apesar dos recentes esforços em reverter esse cenário, o contexto nacional é de escassez de recursos para investimento. O BNDES, que foi o principal financiador nos últimos anos, está sendo obrigado a reduzir seus investimentos e muitas concessões de projeto no país não vem encontrando interessados. Dentro desse contexto, é fundamental que o país seja capaz de avaliar com eficiência os benefícios potenciais de cada projeto e garanta uma alocação ótima dos recursos, mas apesar disso não há uma norma para a avaliação econômica de projetos de transporte e faltam até mesmo guias alinhados com as principais práticas internacionais. O presente trabalho busca apresentar as principais metodologias utilizadas em avaliações de projeto de transporte e estudar as opções de contratação no contexto brasileiro. Essas metodologias foram aplicadas em um caso real no Brasil, analisando o problema tanto do ponto de vista do setor público quando do privado, e analisando ainda as melhores opções de contratação e implementação desse projeto. Abstract:
Brazil is a country that still has a very poor infrastructure, being ranked 120ª out of 144 countries in this aspect according to an evaluation carried out by the World Economic Forum, and despite the recent efforts to revert this scenario, the national context is one of lack of resources for investments. The BNDES, which was the main financier throughout recent years, is being obligated to reduce its investments and, at the same time, a lot of project concessions in the country are not finding investors. In this context, it’s essential for the country to be able to efficiently evaluate the potential benefits of each project in order to guarantee a good allocation of resources. However, there’s no clear pattern for an economic evaluation of transport projects and there’s even a shortage of guides aligned with the main international practices. This paper intends to present the principal methodologies used in evaluations of transport and to study the options of hiring these projects in the brazilian context. These methodologies have been applied to a real case in Brazil, analysing the problem both from the public and private points of view, while also analysing the best options to hire and implement this project.