Divisão de Engenharia Civil Ano: 2014

(Turma 2014, TGs 2014)

Implantação de procedimentos flexíveis de aproximação para o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos. (pdf 1,5 MB)

Autor: Thiago de Oliveira Silvino

Orientador(es): Anderson Ribeiro Correia; Carlos Müller

Relator(es): Cláudio Jorge Pinto Alves

Ano: 2014

Resumo:

O ambiente econômico do Brasil, de constante crescimento, favoreceu o desenvolvimento do transporte aéreo. Junto a esse desenvolvimento, houve um crescimento da demanda pelo setor aéreo, exigindo da infraestrutura aeroportuária e aeronáutica um suporte correspondente. Mas o crescimento do setor aéreo foi limitado, visto que a infraestrutura do transporte aéreo não evoluiu na mesma proporção da demanda. Tendo conhecimento dessas dificuldades busca-se, neste trabalho, analisar o aeroporto mais relevante do país, o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos. Recentemente o DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), órgão militar encarregado das tarefas relacionadas ao processo de elaboração, modificação e revisão dos procedimentos de navegação aérea no Brasil, realizou a reestruturação da circulação aérea das áreas de controle terminal (TMA) do Rio de Janeiro e de São Paulo com aplicação do conceito de Navegação Baseada em Performance (PBN). Nesse novo contexto, foram observadas as mudanças dos procedimentos de pouso (STAR) para o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos e, junto a essas modificações, buscou-se criar novos procedimentos de pouso que funcionem somente em determinados horários (STAR’s flexíveis) para melhorar o fluxo de aeronaves para Guarulhos, reduzindo o tempo do voo, o gasto de combustível, a emissão de CO2 e principalmente aumentando a capacidade operacional do tráfego para o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, de modo a não sobrecarregar os controladores de voo. Essa análise é realizada por meio de simulação em tempo acelerado, através do software TAAM, em que são simulados os voos que podem utilizar as STAR’s flexíveis, bem como são simulados cenários nos quais se combinam o uso das STAR’s flexíveis. Com base nas simulações e analisando somente o consumo de combustível nos procedimentos de pouso (STAR) para os voos do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, o uso das STAR’s criadas no horário em que o Aeroporto de São Paulo/Congonhas fica desativado, proporcionou uma diminuição de 5,5% no consumo de combustível em relação ao uso das STAR’s em vigor. Palavras-chave: Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos; STAR’s flexíveis; Economia de Combustível; Simulação no TAAM.
 

Abstract:

The economic environment in Brazil, of constant growth, favored the development of air transport. Along with this development, there has been growing demand for airline industry, demanding of airport infrastructure and a corresponding support aircraft, but the growth of the airline industry has been limited, since the air transport infrastructure has not evolved at the same rate of demand. Having knowledge of these difficulties, in this paper, we seek to analyze the most important airport in the country, the International Airport of São Paulo/Guarulhos. Recently DECEA (Department of Airspace Control), military agency in charge of activities related to the development, modification and review of air navigation procedures in Brazil, process tasks, performed the reorganization of the air movement of terminal control areas (TMA) of Rio de Janeiro and São Paulo with applying the concept of performance-based navigation (PBN). In this new context, changes the procedures for landing (STAR) for the International Airport of São Paulo/Guarulhos were observed, and along with these modifications, we sought to create new landing procedures that function only at certain times (STAR’s flexible) to improve the flow of aircraft to Guarulhos, reducing the time of flight, the fuel consumption, CO2 emissions and especially increasing the operational capacity of traffic to SBGR so as not to overload the flight controllers. This analysis is carried out by means of accelerated simulation time through the software TAAM in which flights are simulated that can use the flexible STARs and scenarios are simulated which combine the use of flexible STAR’s. Based on the simulations and analyzing only the consumption of fuel in landing procedures (STAR) for flights of International Airport of São Paulo/Guarulhos, the use of STAR created the time that Airport of São Paulo/Congonhas is disabled provided a decrease in 5.5% of fuel consumption compared the use of STAR's usual. Keywords: International Airport of São Paulo/Guarulhos; Flexible STAR's; Fuel Economy; Simulation on TAAM.