Divisão de Engenharia Civil Ano: 2014
(Turma 2014, TGs 2014)
Análise da situação operacional e econômica do Aeroporto Internacional de São Paulo – Guarulhos após a concessão (pdf 2,2 MB)
Autor: Renan Sousa Mendes
Orientador(es): Cláudio Jorge Pinto Alves; Alessandro Vinícius Marques de Oliveira
Relator(es): Anderson Ribeiro Correia
Ano: 2014
Resumo:
Com as recentes concessões dos principais aeroportos comercias para operadores privados, muito tem sido debatido sobre essa medida como solução para atender a grande demanda observada nos últimos anos no setor de transporte aéreo.
Dentro desse contexto, o presente trabalho busca debater sobre os avanços e desafios trazidos pelo novo modelo de gestão de aeroportos no Brasil. Para tanto, buscou-se detalhar o processo seguido nas primeira rodadas de concessão, trazendo informações sobre as
características dos aeroportos envolvidos, o detalhe das ofertas vencedoras e os planos de investimentos a ser seguidos.
Além disso, outro ponto importante é a necessidade de mensurar os resultados obtidos até agora com a operação dos concessionários. Para se fazer esse acompanhamento, este trabalho propõe o uso de uma análise de eficiência operacional através do uso de um modelo
de análise envoltória de dados que utiliza como inputs custos operacionais e custos de construção e como outputs os parâmetros de receitas operacionais, unidade de carga de trabalho – UCT (ou WLU, em inglês) e o índice de percepção do usuário.
Os resultados obtidos da análise DEA mostram que o Aeroporto de Guarulhos operou com índice de eficiência relativa em níveis máximos, 100%, nos períodos do 1º trimestre de 2013, 4º trimestre de 2013, 1º trimestre de 2014 e 2º trimestre de 2014. Por outro lado os
períodos referentes ao 2º trimestre de 2013 e 3º trimestre de 2013, demonstraram resultados sensivelmente abaixo da fronteira de eficiência. Abstract:
With the recent concession of major commercial airports to private operators , a lot has been debated about this measure as a solution to meet the huge demand seen in recent years in the air transport industry.
Within this context , this paper seeks to discuss the advances and challenges brought by the new model of airport management in Brazil. With this purpose, we sought to detail the process followed in the first rounds of grant , providing information about the characteristics of the airports involved , the detail of the winning bids and the investment plans to be followed .
Moreover, another important point is the need to measure the results obtained so far with the operation of the players. To meet this goal , this paper proposes the use of an analysis of operational efficiency through the use of a model of data envelopment analysis that uses as inputs operating costs and construction costs and outputs parameters as operating revenues, unit load work - UCT ( WLU or , in English ) and the index of perception of the user.
The results of the analysis show that DEA Guarulhos Airport operated with an index of relative efficiency at peak levels , 100 % , in periods of Q1 2013 , Q4 2013 , Q1 2014 and Q2 2014. On the other hand, periods of 2nd quarter 2013 and 3rd quarter of 2013 , results showed significantly below the efficiency frontier .