Divisão de Engenharia Civil Ano: 2014
(Turma 2014, TGs 2014)
Otimização operacional de sistema pista-pátio aeroportuário (pdf 0,7 MB)
Autor: José Renato Paiva Carvalho
Orientador(es): Rodrigo Arnaldo Scarpel; Cláudio Jorge Pinto Alves
Relator(es): Carlos Müller
Ano: 2014
Resumo:
Este trabalho de graduação tem por objetivo avaliar o atual contexto de organização e
execução dos procedimentos de pousos e decolagens. Para tanto, fez-se o estudo para o caso
do Aeroporto Internacional de Guarulhos.
Após diagnóstico do contexto de infraestrutura aeroportuária vigente hoje no país e
revisão das melhores práticas adotadas internacionalmente, bem como dos principais estudos
na área, optou-se por desenvolver um algoritmo genético que funcionasse para o estudo de
caso: nesse sentido, um dos pontos cruciais é a abordagem conjunta, dentro do mesmo
modelo, de pousos e decolagens, o que está em consonância com a situação de operações
dependentes do sistema de pistas de Guarulhos.
A análise de dois períodos distintos do ponto de vista de movimentação levou a dois
resultados diferentes: no primeiro, mais movimentado, no qual se verificaram, inclusive, três
transgressões às regras de espaçamento mínimo entre operações no cenário-base, obteve-se a
redução a zero das infrações, porém não se conseguiu ampliar a possibilidade de inserções de
novas operações sob esse ponto de vista, o cenário-base foi 9% superior. No segundo
período, com menor movimentação, mas ainda com ocorrência de uma infração, verificou-se,
nos outputs do modelo, tanto a anulação das transgressões ao espaçamento mínimo, quanto o
aumento da capacidade de receber novas operações nesse período, o modelo foi 5% superior
em relação ao cenário-base.
Em relação à implementação, a mesma seria sobremaneira facilitada caso houvesse a
implementação das rotas alternativas sugeridas por Condé (2013) no mesmo aeroporto de
Guarulhos, o que permitiria maior flexibilidade para se realizar as modificações necessárias
em termos de horários previstos das operações. Abstract:
This graduate work aims to assess the current context of the organization and
implementation of procedures for landing and takeoff procedures. To do so, a study for the
case of Guarulhos International Airport was done.
After diagnosis the context of existing airport infrastructure in the country today and
review of international best practices adopted, as well as the main studies in the area, it was
decided to develop a genetic algorithm that works for the case study: in this sense, one of the
crucial points is the joint approach within the same model of takeoffs and landings, which is
in line with the situation of dependent operations from Guarulhos runway system.
The analysis of two different periods of movement viewpoint led to two different
results: the first busiest, which were found including three minimum spacing violations of
rules between operations in the base scenario, obtained by reduction to zero the infractions,
but it failed to extend the possibility of new operations inserts - from this point of view, the
base scenario was 9% higher. In the second period, with less movement, but even with the
occurrence of a breach, it was found in model outputs, both the annulment of transgressions to
the minimum spacing, as the increased ability to receive new business - in this period, the
model was 5% higher than the base scenario.
Regarding implementation, it would be greatly facilitated if there was the
implementation of alternative routes suggested by Condé (2013) at the same airport of
Guarulhos, which would allow greater flexibility to make the necessary changes in terms of
expected timing of operations.