Divisão de Engenharia Civil Ano: 2014

(Turma 2014, TGs 2014)

Otimização operacional de sistema pista-pátio aeroportuário (pdf 0,7 MB)

Autor: José Renato Paiva Carvalho

Orientador(es): Rodrigo Arnaldo Scarpel; Cláudio Jorge Pinto Alves

Relator(es): Carlos Müller

Ano: 2014

Resumo:

Este trabalho de graduação tem por objetivo avaliar o atual contexto de organização e execução dos procedimentos de pousos e decolagens. Para tanto, fez-se o estudo para o caso do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Após diagnóstico do contexto de infraestrutura aeroportuária vigente hoje no país e revisão das melhores práticas adotadas internacionalmente, bem como dos principais estudos na área, optou-se por desenvolver um algoritmo genético que funcionasse para o estudo de caso: nesse sentido, um dos pontos cruciais é a abordagem conjunta, dentro do mesmo modelo, de pousos e decolagens, o que está em consonância com a situação de operações dependentes do sistema de pistas de Guarulhos. A análise de dois períodos distintos do ponto de vista de movimentação levou a dois resultados diferentes: no primeiro, mais movimentado, no qual se verificaram, inclusive, três transgressões às regras de espaçamento mínimo entre operações no cenário-base, obteve-se a redução a zero das infrações, porém não se conseguiu ampliar a possibilidade de inserções de novas operações sob esse ponto de vista, o cenário-base foi 9% superior. No segundo período, com menor movimentação, mas ainda com ocorrência de uma infração, verificou-se, nos outputs do modelo, tanto a anulação das transgressões ao espaçamento mínimo, quanto o aumento da capacidade de receber novas operações nesse período, o modelo foi 5% superior em relação ao cenário-base. Em relação à implementação, a mesma seria sobremaneira facilitada caso houvesse a implementação das rotas alternativas sugeridas por Condé (2013) no mesmo aeroporto de Guarulhos, o que permitiria maior flexibilidade para se realizar as modificações necessárias em termos de horários previstos das operações.
 

Abstract:

This graduate work aims to assess the current context of the organization and implementation of procedures for landing and takeoff procedures. To do so, a study for the case of Guarulhos International Airport was done. After diagnosis the context of existing airport infrastructure in the country today and review of international best practices adopted, as well as the main studies in the area, it was decided to develop a genetic algorithm that works for the case study: in this sense, one of the crucial points is the joint approach within the same model of takeoffs and landings, which is in line with the situation of dependent operations from Guarulhos runway system. The analysis of two different periods of movement viewpoint led to two different results: the first busiest, which were found including three minimum spacing violations of rules between operations in the base scenario, obtained by reduction to zero the infractions, but it failed to extend the possibility of new operations inserts - from this point of view, the base scenario was 9% higher. In the second period, with less movement, but even with the occurrence of a breach, it was found in model outputs, both the annulment of transgressions to the minimum spacing, as the increased ability to receive new business - in this period, the model was 5% higher than the base scenario. Regarding implementation, it would be greatly facilitated if there was the implementation of alternative routes suggested by Condé (2013) at the same airport of Guarulhos, which would allow greater flexibility to make the necessary changes in terms of expected timing of operations.