Divisão de Engenharia Civil Ano: 2014
(Turma 2014, TGs 2014)
Pesquisa operacional aplicada na definição de geometria de pista de pouso e decolagens. (pdf 2,2 MB)
Autor: Filipe Simões Melo
Orientador(es): Maj. Ronaldo Gonçalves de Carvalho
Relator(es): Paulo Ivo Braga de Queiroz
Ano: 2014
Resumo:
Este trabalho dedica-se a elaborar uma metodologia capaz de otimizar os volumes de
corte e aterro e a compensação entre ambos em determinado sítio aeroportuário, volumes
estes provenientes de um projeto geométrico.
A metodologia aplicada é realizada através de uma pesquisa operacional onde a
função objetivo é o valor da compensação entre corte e aterro, as variáveis de decisão são
componentes geométricas do projeto geométrico e as condições de contorno são aquelas
dispostas nas normas internacionais da ICAO. Abstract:
This work is dedicated to develop a methodology to optimize the cut and fill volumes and
compensation between them at any given airport site, these volumes results of a geometric
design.
The methodology applied is performed through an operational research where the
objective function is the compensation value between cut and fill, the decision variables
are geometric components of the geometric design and the boundary conditions are those
willing to international ICAO standards.