Divisão de Engenharia Civil Ano: 2014

(Turma 2014, TGs 2014)

Pesquisa operacional aplicada na definição de geometria de pista de pouso e decolagens. (pdf 2,2 MB)

Autor: Filipe Simões Melo

Orientador(es): Maj. Ronaldo Gonçalves de Carvalho

Relator(es): Paulo Ivo Braga de Queiroz

Ano: 2014

Resumo:

Este trabalho dedica-se a elaborar uma metodologia capaz de otimizar os volumes de corte e aterro e a compensação entre ambos em determinado sítio aeroportuário, volumes estes provenientes de um projeto geométrico. A metodologia aplicada é realizada através de uma pesquisa operacional onde a função objetivo é o valor da compensação entre corte e aterro, as variáveis de decisão são componentes geométricas do projeto geométrico e as condições de contorno são aquelas dispostas nas normas internacionais da ICAO.
 

Abstract:

This work is dedicated to develop a methodology to optimize the cut and fill volumes and compensation between them at any given airport site, these volumes results of a geometric design. The methodology applied is performed through an operational research where the objective function is the compensation value between cut and fill, the decision variables are geometric components of the geometric design and the boundary conditions are those willing to international ICAO standards.