Divisão de Engenharia Civil Ano: 2014

(Turma 2014, TGs 2014)

Análise da Taxa de Penetração de Mercado do Modal Aéreo no Brasil (pdf 0,9 MB)

Autor: Filipe Alódio de Sousa

Orientador(es): Alessandro Vinícius Marques de Oliveira

Relator(es): Rogéria de Arantes Gomes Eller

Ano: 2014

Resumo:

Esse trabalho tem como objetivo principal avaliar a taxa de penetração do modal aéreo no Brasil e comparála à realidade mundial. Para isso, efetuou-se a modelagem da variação da razão entre o número de passageiros transportados (pax) e a população de um país em função do seu PIB per capita e do crédito disponível, para uma base de mais de 200 países no período de 2000 a 2013. O resultado permitiu avaliar o comportamento da taxa de penetração nacional em relação à global. Dado o estado relativamente incipiente em que se encontra a aviação civil brasileira quando comparada aos grandes mercados mundiais, a falta de estudos que tratem especificamente sobre esse tema e a grande importância que se tem dado ao assunto recentemente – com o Governo Federal tendo anunciado pacotes de fomento à aviação regional, por exemplo – o escopo desse trabalho é de interesse estratégico tanto para o mercado quanto para a máquina pública.
 

Abstract:

The main goal of this work is to evaluate the penetration rate of the air passenger transportation in Brazil when compared to the rest of the world. For this a modeling of the variation of the ratio between the number of passengers carried (pax) and the country’s population according to its GDP per capita and the available credit, for a database with more than 200 countries between the years of 2000 and 2013. The results allowed an evaluation of the behavior of the national penetration rate in comparison to the worldwide trend. Given the relatively incipient status of the Brazilian civil aviation when compared to the world’s biggest markets, the lack of studies concerning this particular subject and the great importance that has been given to this topic lately – with the Federal Government announcing policies to encourage regional aviation, for example – the scope of this work is strategic both for the market and the public administration.