Divisão de Engenharia Civil Ano: 2014
(Turma 2014, TGs 2014)
Análise do Impacto da Expansão do ITA no Tráfego Viário do DCTA Utilizando Microssimulação e uma Proposta para um Novo Acesso
(pdf 1,4 MB; suplementos 137 MB)
Autor: Felipe Moreira Ribeiro
Orientador(es): Major Ronaldo Gonçalves de Carvalho; Anderson Ribeiro Correira
Relator(es): Eugênio Vertamatti
Ano: 2014
Resumo:
Este trabalho faz uma análise, utilizando microssimulação, do impacto no tráfego viário do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), em função da expansão prevista de ocorrer no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) de 2015 a 2019, período no qual pretende-se duplicar o número de alunos (graduação e pós-graduação), professores e funcionários. A análise foi feita utilizando o microssimulador VISSIM, da PTV. Foram simulados três cenários distintos: um cenário base (tráfego e infraestrutura como são atualmente), um cenário futuro (tráfego relativo ao ITA duplicado e infraestrutura como é atualmente), e, por fim, um cenário futuro com proposta (tráfego relativo ao ITA duplicado e proposta de mudança na infraestrutura). A proposta de mudança na infraestrutura é um novo acesso ao DCTA, através de uma via pavimentada que dá acesso à Avenida Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho. A escolha da localização dessa portaria foi feita a partir dos resultados da pesquisa Origem-Destino, realizada na portaria principal do DCTA, que revelou que 53,3% dos funcionários do DCTA residem em região favorecida, ao sair do DCTA, por essa futura implantação. Os cenários simulados correspondem ao período de pico da tarde, entre as 16:45 e 17:45. Além dos resultados da pesquisa Origem-Destino, foram utilizados dados de contagens volumétricas, realizadas no portão principal. Os resultados obtidos pelas microssimulações (indicadores de desempenho da rede) permitiram comparações entre os níveis de serviço dos cenários. Por exemplo, entre o cenário base e o cenário futuro houve uma piora de 34,8% na velocidade média dos veículos saindo do DCTA (de 12,7 km/h para 7,93 km/h), enquanto que entre o cenário futuro e o cenário proposto houve uma melhoria de 214,1% na velocidade média dos veículos saindo do DCTA (de 7,93 km/h para 24,91 km/h). Abstract:
This monograph analyzes the impact on the road traffic of DCTA (Aerospace Technology and Science Department) using microsimulation, due to the planned expansion to occur in the ITA (Aeronautics Institute of Technology) in the period from 2015 to 2019, during which it is intended to double the number of students (undergraduate and graduate students), faculty and staff. The analysis was done using the VISSIM software, from PTV. Were simulated three different scenarios: a baseline scenario (traffic and infrastructure as they are currently), a future scenario (double the volume of traffic relating to ITA and infrastructure as it is currently), and, finally, a future scenario with proposal (double the volume of traffic relating to ITA and proposed change in infrastructure). The proposed change in infrastructure is a new access to the DCTA through a paved road that provides access to Avenue Air Marshal Casimiro Montenegro Filho. The choice of location of such access was made from the survey results Origin-Destination held in the main gate of DCTA, which revealed that 53,3% of DCTA employees reside in favored region, leaving the DCTA for that future implementation. The simulated scenarios correspond to the afternoon peak period, between 16:45 and 17:45. In addition to the survey results Origin-Destination, volumetric count data were used, which were held at the main gate. The results obtained by the simulations (network performance indicators) allowed comparisons between the scenarios service levels. For example, between the baseline scenario and the future scenario there was a worsening of 34,8 % in the average speed of vehicles leaving the DCTA (12,7 km/h to 7,93 km/h), while among the future scenario and the scenario proposed was an improvement of 214,1 % on the average speed of vehicles leaving the DCTA (7,93 km/h to 24,91 km/h).