Divisão de Engenharia Civil Ano: 2012

(Turma 2012, TGs 2012)

Proposta de Projeto Geométrico do Lado-Ar para o Novo Aeroporto Internacional de Porto Alegre - RS (pdf 5,2 MB)

Autor: Eduardo Saraiva Borges

Orientador(es): Cláudio Jorge e Maj Ronaldo

Relator(es): Müller

Ano: 2012

Resumo:

Este Trabalho de Graduação teve como objetivo pesquisar e identificar uma área no entorno da região metropolitana de Porto Alegre adequada à implantação de um complexo aeroportuário e desenvolver uma proposta de configuração geométrica do lado-ar para o novo aeroporto. Os layouts apresentados foram adotados convenientemente de acordo com as restrições geométricas e com os padrões e recomendações sugeridos pela ANAC. A escolha do sítio foi baseada na área declarada para esse fim pela SEINFRA do Rio Grande do Sul, e as direções e demais características das pistas de pouso determinadas de acordo com as recomendações do RBAC 154. Foi utilizado ainda um Modelo Digital de Elevação (DEM), com resolução de 90 m, para ajudar na escolha do local de implantação, permitindo a visualização do perfil longitudinal dos eixos das pistas em diferentes direções. As imagens de satélite da área selecionada foram obtidas através do software Google Earth Pro e utilizadas para verificar a influência das zonas de proteção do aeródromo e dos planos diretores das cidades vizinhas. Os fillets, necessários para a operação segura das aeronaves tanto em saídas de pista quanto nas demais pistas de táxi, foram projetados e os cálculos apresentados. Foram feitas considerações quanto à operação de aeronaves de grande porte como o A380, de modo que os distanciamentos necessários para operação dessas aeronaves foram respeitados possibilitando expansões futuras com o mínimo de impactos na geometria do aeroporto.

Abstract:

This academic work intended to research and identify a location surrounding the metropolitan area of Porto Alegre suitable for the implantation of an airport complex and develop a proposal for the geometric configuration of the air-side of the new airport. The layouts were conveniently adopted in accordance with the geometrics constrains and with standards and recommendations suggested by ANAC. The site determination was based on the area declared for this purpose by SEINFRA of Rio Grande do Sul, and the directions and other characteristics of the runway were determined according to the methods of the RBAC 154. A digital elevation model with 90 m of resolution was used to help choose the implantation site, allowing longitudinal profile views of the axes of runways positioned in different directions. Satellite images of the selected area were obtained from Google Earth Pro and used to verify the influence of the airfield protection zones on the masters plans of the neighboring towns. The fillets, necessary for the aircraft safe operation in runway's exits and taxiways, were designed and its calculations presented. Considerations were made about the operation of large aircrafts such as the A380, so that required clearances for the operation of these aircrafts were already implanted allowing future expansions with minimal impact on the airport geometry.