Divisão de Engenharia Civil Ano: 2011

(Turma 2011, TGs 2011)

Título: Estudo do acréscimo da capacidade aeroportuária através da ampliação e modernização do terminal de passageiros Ė análise baseada no projeto de ampliação do terminal norte do aeroporto internacional de Miami (pdf 2,2 MB)

Autor: Fábio Nobre Barbosa

Orientador(es): Cláudio Jorge

Relator(es): Cap Eng Ronaldo

Ano: 2011

Resumo:

O presente trabalho tem como objetivo a elaboração de uma análise da capacidade processamento de passageiros e aeronaves de alguns componentes operacionais do Terminal Norte do Aeroporto Internacional de Miami (MIA), Estados Unidos, utilizando como ferramenta o método de dimensionamento proposto por Ana Glória Medeiros de Medeiros para os aeroportos brasileiros em sua tese de mestrado em 2004. Aborda-se ainda a adequação dos índices de dimensionamento propostos ao contexto específico do complexo aeroportuário de Miami como um grande hub internacional, bem como uma breve análise da eficiência advinda da mudança do Terminal Norte de uma configuração formada por quatro fingers (concourses A a D) para a atual disposição linear. Para a realização das análises foram utilizados dados e projeções de movimentação de passageiros e aeronaves do MIA fornecidos pelo Miami-Dade Aviation Department, Federal Aviation Administration (FAA) e informações obtidas com o consórcio responsável pelas atividades construtivas do recente projeto de ampliação do Terminal Norte, formado pela Odebrecht Construction Inc, subsidiária norte-americana da brasileira Construtora Norberto Odebrecht, e pela construtora Parsons dos Estados Unidos.

Abstract:

The present work aims at developing a passenger and aircraft processing capacity analysis for some operational components of the North Terminal at Miami International Airport (MIA), United States, using as a tool the method proposed by Ana Medeiros of Glória Medeiros for the design of Brazilian airports as part of her master's thesis in 2004. It also addresses the adequacy of the proposed dimensioning rates to the specific context of the airport complex in Miami as a major international hub. In addition, the efficiency gained from the redesign of North Terminalís layout from a configuration composed by four fingers (concourses A to D) to the current linear arrangement is also briefly analyzed. The analysis were done using passenger processing and aircraft operations data and projections provided by the Miami-Dade Aviation Department, USAís Federal Aviation Administration (FAA) and information gathered from the joint venture in charge of the recent North Terminal extension projectís construction activities, formed by Odebrecht Construction Inc, north-american subsidiary of Brazilian Construtora Norberto Odebrecht, and US-based Parsons construction company.