Divisão de Engenharia Civil Ano: 2009
(Turma 2009, TGs 2009)
Título: Infraestrutura Aeroportuária para a Copa do Mundo da Fifa em 2014: Estudo para Belo Horizonte (pdf 2,6 MB)
Autor: Virgílio de Matos Santos Castelo Branco
Orientador(es): Cláudio Jorge
Relator(es): Alessandro
Ano: 2009
Resumo:
Este trabalho teve como objetivo a avaliação da Capacidade Instalada do Lado Aéreo
para o Aeroporto Intemacional Tancredo Neves (Con?ns) e para o Aeroporto Carlos
Drummond de Andrade (Pampulha) no contexto da Copa do Mundo da FIFA em 2014. Para
isso, foi calculada a Capacidade Instalada dos subsistemas Pista e Pátio para ambos os
aeroportos. Em seguida, estirnou-se o movimento na Hora-Pico partindo da demanda de
passageiros estimada por Rogério Filho em seu Trabalho de Graduação intitulado “Previsão
da demanda aeroportuária dos lados terrestre e aéreo nos aeroportos da região metropolitana
de Belo Horizonte durante a Copa do Mundo de 20l4”.
Desta fonna, este trabalho mostrou que as Capacidades Instaladas referentes ao
subsistema Pista dos Aeroportos de Confms e da Pampulha são su?ciente para suprir a
demanda prevista para Junho de 2014. O subsistema Pátio do Aeroporto de Confms se
mostrou insu?ciente para suprir tal demanda, e até mesmo a atual, o que mostra a necessidade
de investimentos para mitigar esta carência. Para o Aeroporto da Pampulha, o subsistema
Pátio se mostrou su?ciente em apenas um dos cenários de demanda analisados para a Copa do
Mundo de 2014.
Abstract:
This work aimed to evaluate the installed capacity in the Air Side of the Tancredo
Neves Intemational Airport (Confms) and of the Carlos Drummond de Andrade Airport
(Pampulha) in the context of the 2014 FIFA World Cup. For this, it was calculated the
installed capacity of Runway subsystems and Gates for both airports. Next, it was estimated
the hourly demand, starting Hom the estimated passenger demand by Rogério Filho in
graduate work, entitled “Previsao da demanda aeroportuaria dos lados terrestre e aéreo nos
aeroportos da regiao metropolitana de Belo Horizonte durante a Copa do Mundo de 2014”.
Thus, this study showed that the Installed Capacities of the Runway subsystem of
Pampulha Airport and C onfins Airport are sufficient to meet the demand expected in June
2014. The Gate subsystem of Confins Airport was classified as insufficient to meet such
demand, and even the current, which shows the need for investments to address this
deficiency. For the Pampulha Airport, the Courtyard subsystem proved sufficient in only one
of the scenarios analyzed for the World Cup 2014