Divisão de Engenharia Civil Ano: 2009

(Turma 2009, TGs 2009)

Título: Infraestrutura Aeroportuária para a Copa do Mundo da Fifa em 2014: Estudo para Belo Horizonte (pdf 2,6 MB)

Autor: Virgílio de Matos Santos Castelo Branco

Orientador(es): Cláudio Jorge

Relator(es): Alessandro

Ano: 2009

Resumo:

Este trabalho teve como objetivo a avaliação da Capacidade Instalada do Lado Aéreo para o Aeroporto Intemacional Tancredo Neves (Con?ns) e para o Aeroporto Carlos Drummond de Andrade (Pampulha) no contexto da Copa do Mundo da FIFA em 2014. Para isso, foi calculada a Capacidade Instalada dos subsistemas Pista e Pátio para ambos os aeroportos. Em seguida, estirnou-se o movimento na Hora-Pico partindo da demanda de passageiros estimada por Rogério Filho em seu Trabalho de Graduação intitulado “Previsão da demanda aeroportuária dos lados terrestre e aéreo nos aeroportos da região metropolitana de Belo Horizonte durante a Copa do Mundo de 20l4”. Desta fonna, este trabalho mostrou que as Capacidades Instaladas referentes ao subsistema Pista dos Aeroportos de Confms e da Pampulha são su?ciente para suprir a demanda prevista para Junho de 2014. O subsistema Pátio do Aeroporto de Confms se mostrou insu?ciente para suprir tal demanda, e até mesmo a atual, o que mostra a necessidade de investimentos para mitigar esta carência. Para o Aeroporto da Pampulha, o subsistema Pátio se mostrou su?ciente em apenas um dos cenários de demanda analisados para a Copa do Mundo de 2014.

Abstract:

This work aimed to evaluate the installed capacity in the Air Side of the Tancredo Neves Intemational Airport (Confms) and of the Carlos Drummond de Andrade Airport (Pampulha) in the context of the 2014 FIFA World Cup. For this, it was calculated the installed capacity of Runway subsystems and Gates for both airports. Next, it was estimated the hourly demand, starting Hom the estimated passenger demand by Rogério Filho in graduate work, entitled “Previsao da demanda aeroportuaria dos lados terrestre e aéreo nos aeroportos da regiao metropolitana de Belo Horizonte durante a Copa do Mundo de 2014”. Thus, this study showed that the Installed Capacities of the Runway subsystem of Pampulha Airport and C onfins Airport are sufficient to meet the demand expected in June 2014. The Gate subsystem of Confins Airport was classified as insufficient to meet such demand, and even the current, which shows the need for investments to address this deficiency. For the Pampulha Airport, the Courtyard subsystem proved sufficient in only one of the scenarios analyzed for the World Cup 2014