Divisão de Engenharia Civil Ano: 2009
(Turma 2009, TGs 2009)
Título: Análise do Impacto do Ruído Aeronáutico em 36 Aeroportos Brasileiros (pdf 3 MB)
Autor: Thiago Pimentel Nykiel
Orientador(es): Maryangela e Emmanuel
Relator(es): Rogéria
Ano: 2009
Resumo:
A proposta principal deste Trabalho é analisar aeroportos brasileiros sob a ótica da
ocupação das áreas no seu entorno e definir uma metodologia de comparação, baseado na
estrutura do método de apoio à decisão AHP, a fim de ranquear os aeroportos de acordo com
o impacto do ruído aeronáutico em seu entorno.
Foram hierarquizados 36 aeroportos da Rede Infraero baseado em uma metodologia de
comparação com três critérios: área urbana afetada pelas curvas de ruído do aeroporto,
número de habitantes dentro das curvas de ruído e número de movimentações de aeronaves no
período noturno (22:00 – 7:00).
A classificação dos aeroportos quanto ao impacto sonoro é uma importante ferramenta
que pode ser útil para respaldar a tomada de decisão dos atores envolvidos no setor aéreo para
estabelecer medidas emergenciais de controle do ruído aeronáutico em um grupo de
aeroportos, priorizar a elaboração de estudos para o controle do ruído aeroportuário em um
determinado aeroporto e priorizar investimentos.
Os quatro aeroportos mais críticos em relação ao impacto do ruído aeronáutico em seu
entorno, de acordo com a metodologia aplicada neste Trabalho, são:
Aeroporto Internacional de Guarulhos/São Paulo;
Aeroporto Internacional de Recife;
Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão;
Aeroporto de São Paulo/Congonhas.
Abstract:
This work had as principal objective to analyze Brazilian Airports on focus on
occupation in its nearby areas and to define a new comparison methodology based on the
structure of the decision-support system called AHP (Analytic Hierarchy Process) in order to
rank the airports according to the aeronautical noise impact in nearby areas.
Thirty-six Infraero’s Airports were ranked based on a comparison methodology with
three criteria: urban area affected by the aeronautical noise, number of habitants inside the
aeronautical noise curves and number of planes landing and taking-off on the airport in the
period of 10 P.M and 7 A.M.
The ranking of the airports according to the aeronautical noise impact is an important
tool that can be useful to support the decision maker involved in the Air Transport
establishing urgent tasks to control the noise impact in a group of airports, priorize studies to
control the aeronautical noise in an airport and priorize investments.
The top four most critical airports with rescpect to the aeronautical noise impact in its
nearby areas according to the methodology applied in this paper are:
Guarulhos/São Paulo Internacional Airport;
Recife Internacional Airport;
Rio de Janeiro/Galeão Internacional Airport;
São Paulo/Congonhas Airport.