Divisão de Engenharia Civil Ano: 2009

(Turma 2009, TGs 2009)

Título: Avaliação da Geoestatística como Método de Previsão de Movimento de Passageiros no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro Através de Comparação com Métodos Convencionais (pdf 1,3 MB)

Autor: Marcelo Bálbio Moraes

Orientador(es): Paulo Ivo e Müller

Relator(es): Cláudio Jorge

Ano: 2009

Resumo:

O presente trabalho tem por objetivo aplicar a Geoestatística à previsão de demanda por transporte aéreo no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro e comparar os resultados com previsões geradas por modelagens mais comumente utilizadas na atualidade, como as séries temporais. A base de dados utilizada foi fornecida pela INFRAERO e trabalhou-se com o movimento de passageiros de transporte regular nacional doméstico entre agosto de 1990 e julho de 2001, a fim de prever o movimento dos seis meses subsequentes. Mostra-se que a variável é estacionária quando se subtraem as médias mensais e que o variograma experimental levantado teve excelente ajuste com o modelo teórico esférico. O conhecimento prévio da média levou à opção pela Krigagem Simples como modelagem geoestatística e o cálculo dos pesos evidenciou o efeito tela com relação à observação mais recente; a variância do processo mostrou que o método é superior a métodos estatísticos convencionais baseados apenas em média e desvio padrão. Foram geradas previsões através da Krigagem Simples e de um modelo estrutural básico de séries temporais, que se caracteriza como um processo estocástico. A comparação das previsões com os valores observados evidenciou que a modelagem por séries temporais é mais eficiente que a geoestatística, seja por apresentar menor erro em todos os casos, seja por conseguir captar as peculiaridades da série de dados. O fato de a Krigagem apresentar menor variância que o modelo de séries temporais indicou uma tendência na modelagem geoestatística, certamente gerada pela consideração das médias mensais e não de uma única média global.

Abstract:

This work aims to apply geostatistics to forecast demand for air transportation at the International Airport of Rio de Janeiro and compare the results with predictions generated by models commonly used today, such as time series. The database used was provided by INFRAERO and the movement of passenger of regular national domestic transport between August 1990 and July 2001 was considered, in order to predict the demand of the next six months. It is shown that the variable is stationary when the monthly averages were subtract and the experimental variogram has achieved excellent fit with the theoretical spherical model. Prior knowledge of the average value led to the choice of Simple Kriging geostatistical modeling and the weights calculation showed the screen effect regarding the most recent observation; the variance of the process proved that the method is superior to conventional statistical methods based only on mean and standard deviation. Using the Simple Kriging and a basic structural model of time series, which is characterized as a stochastic process, forecasts were generated. Comparison of predictions with observed values showed that time series modeling is more efficient than geostatistics, due to present a lower error in all cases and to be able to capture the database particularities. The fact that the Kriging has shown lower variance than the time series model indicated a trend in geostatistical modeling, certainly generated by the consideration of the monthly average rather than a single global average.