Divisão de Engenharia Civil Ano: 2009
(Turma 2009, TGs 2009)
Título: Análise da Viabilidade do Uso de Pré-Misturados a Frio em Aeródromos (pdf 5,4 MB)
Autor: Bruno Cardoso Vieira
Orientador(es): Régis e Cap Eng Frank Cabral de Freitas Amaral - COMARA
Relator(es): Ronaldo
Ano: 2009
Resumo:
O presente trabalho de graduação tem por objetivo realizar a análise de viabilidade da
utilização de misturas asfálticas pré-misturadas a frio como solução em revestimentos de
pistas de pouso e decolagem da região amazônica. O procedimento de análise baseia-se em:
(1) um estudo comparativo entre o pré-misturado a frio (PMF) e o concreto betuminoso
usinado a quente (CBUQ), enumerando-se as principais vantagens e desvantagens de cada
alternativa, (2) análise computacional, utilizando-se o software WFLAPS, para a observação
da resistência ao trincamento por fadiga de três tipos de revestimentos dosados pelo método
Marshall (PMF convencional, PMF modificado por polímero e CBUQ) e (3) um estudo de
caso, baseado na experiência da COMARA no aeroporto de Jacareacanga-PA no ano de 1999,
onde houve uma tentativa má sucedida de utilização do PMF como revestimento da pista de
pouso e decolagem do aeródromo da localidade. Através da metodologia de análise
apresentada, encontram-se resultados que confirmam a viabilidade de utilização do PMF
modificado com polímero como revestimento em pistas de aeródromos da região amazônica.
Abstract:
This graduation thesis aimed to evaluate the viability of using cold mixture asphalt concrete
as a solution to the coating of aerodromes runways conducted in the Amazon. The analysis
procedure consists of: (1) a study comparing PMF to CBUQ, enumerating the main
advantages and disadvantages of each alternative, (2) computational analysis, using WFLAPS
software, to observe the resistance to fatigue cracking from 3 types of dosed coatings by
Marshall method (ordinaty PMF, polymer-modified PMF and CBUQ) and (3) a case-study,
based on COMARA experience on an airport in Jacareacanga-PA in the year of 1999, where
has been a failed attempt to use PMF as a coating for the local runway. By using the presented
methodology, there's been results that confirm the viability of using the polymer-modified
PMF as a coating for runways in the Amazon.