Divisão de Engenharia Civil Ano: 2009

(Turma 2009, TGs 2009)

Título: Análise da Viabilidade do Uso de Pré-Misturados a Frio em Aeródromos (pdf 5,4 MB)

Autor: Bruno Cardoso Vieira

Orientador(es): Régis e Cap Eng Frank Cabral de Freitas Amaral - COMARA

Relator(es): Ronaldo

Ano: 2009

Resumo:

O presente trabalho de graduação tem por objetivo realizar a análise de viabilidade da utilização de misturas asfálticas pré-misturadas a frio como solução em revestimentos de pistas de pouso e decolagem da região amazônica. O procedimento de análise baseia-se em: (1) um estudo comparativo entre o pré-misturado a frio (PMF) e o concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), enumerando-se as principais vantagens e desvantagens de cada alternativa, (2) análise computacional, utilizando-se o software WFLAPS, para a observação da resistência ao trincamento por fadiga de três tipos de revestimentos dosados pelo método Marshall (PMF convencional, PMF modificado por polímero e CBUQ) e (3) um estudo de caso, baseado na experiência da COMARA no aeroporto de Jacareacanga-PA no ano de 1999, onde houve uma tentativa má sucedida de utilização do PMF como revestimento da pista de pouso e decolagem do aeródromo da localidade. Através da metodologia de análise apresentada, encontram-se resultados que confirmam a viabilidade de utilização do PMF modificado com polímero como revestimento em pistas de aeródromos da região amazônica.

Abstract:

This graduation thesis aimed to evaluate the viability of using cold mixture asphalt concrete as a solution to the coating of aerodromes runways conducted in the Amazon. The analysis procedure consists of: (1) a study comparing PMF to CBUQ, enumerating the main advantages and disadvantages of each alternative, (2) computational analysis, using WFLAPS software, to observe the resistance to fatigue cracking from 3 types of dosed coatings by Marshall method (ordinaty PMF, polymer-modified PMF and CBUQ) and (3) a case-study, based on COMARA experience on an airport in Jacareacanga-PA in the year of 1999, where has been a failed attempt to use PMF as a coating for the local runway. By using the presented methodology, there's been results that confirm the viability of using the polymer-modified PMF as a coating for runways in the Amazon.