Divisão de Engenharia Civil Ano: 2008

(Turma 2008, TGs 2008)

Título: Análise crítica de soluções técnicas aplicadas aos serviços de engenharia de infra-estrutura aeronáutica, no âmbito do sistema de engenharia da Aeronáutica (pdf 1,1 MB)

Autor: Patrick de Oliveira Conceição

Orientadores: Eng. Rodrigo Otávio Ribeiro (ITA) e Cap. Frank Cabral de Amaral (COMARA)

Relator: Prof. Eugênio Vertamatti

Ano: 2008

Resumo:

Com mais de 5 milhões de quilômetros quadrados de área, a Amazônia Legal Brasileira cobre mais que 60% do território nacional. A região é sem dúvida um grande foco de preocupação do país, combinando uma população extremamente pobre com a falta de políticas mais agressivas de desenvolvimento por parte do poder público. É nesse cenário que atua a Comissão de Aeroportos da região Amazônica, órgão da Força Aérea Brasileira responsável pela construção e manutenção de aeródromos nas áreas mais remotas e inacessíveis do país. Apesar dos mais de 50 anos de história, tal instituição ainda não possui uma gestão de conhecimento compatível com a sua grandeza. A razão de sua existência está focada em construir pistas de pouso, tarefa que realiza com extrema competência, mas não necessariamente da forma mais eficiente possível. A carência de padronizações formais para os métodos construtivos empregados tornam os serviços executados sujeitos a enormes variações, dependendo dos mais diversos fatores, tais como condições climáticas, equipamentos utilizados, ensaios realizados e até mesmo profissionais envolvidos. No Brasil, há órgãos especializados em criar e divulgar normas de pavimentação em todo o país, porém, o que se nota é que os procedimentos muitas das vezes não são compatíveis à realidade amazônica, dadas as suas inúmeras peculiaridades e restrições existentes para executar obras na região. O presente trabalho espera conseguir, mesmo que de forma mínima, preencher esta lacuna, lançando uma mini-coletânea que descreva as principais técnicas utilizadas pela COMARA na Amazônia.

Abstract:

With an over 5 million square kilometers area Amazon rainforest covers more than 60% of Brazilian territory. The region is undoubtedly the most problematic zone in the country, mixing a highly poor population with the lack of development policies by the Government. Into this scenario acts the Comissão de Aeroportos da Região Amazônica, a Brazilian Air Force entity responsible for construction and maintenance of aerodromes in the most remote and inaccessible areas in the country. Nevertheless, Although there are 50 years since its foundation, COMARA has not yet a knowledge management according to its importance. The reason for its existence is focused on building runways, task that has been accomplished with competence and successful, but not necessarily in the most efficient way. The lack of formal standardization in constructive methods used lets the execution subjected to enormous deviations, depending on several issues such as weather conditions, equipments, tests and even professionals involved. In Brazil, there are specialized entities to create and disseminate norms for paving throughout the country. However, itīs notable that the procedures are not often compatible to Amazon reality, because its many existing specificities and constraints to construct in the region. This paper hopes to - even a minimal form - fill this gap by releasing a mini-collection that describes the main procedures used by COMARA in Amazon.