Divisão de Engenharia Civil Ano: 2006
(Turma 2006, TGs 2006)
Título:
Utilização de Análise Envoltória de Dados na Avaliação Operacional de Empresas de
Transporte Aéreo
(pdf 1,9 MB)
Autor: Leonardo Leite Pereira
Orientador: Prof. Rodrigo Arnaldo Scarpel
Relator: Prof. Visitante Alessandro Vinícius Marques de Oliveira
Ano: 2006
Resumo:
Este trabalho de graduação tem por finalidade avaliar a eficiência operacional das
principais empresas de transporte aéreo no Brasil, no período entre 1997 e 2004. Para realizar
essa avaliação, será utilizada a Análise Envoltória de Dados, uma ferramenta da matemática
não-paramétrica que está sendo amplamente usada em casos de análise de eficiência. DEA,
como também é conhecida essa ferramenta, calcula índices de eficiência comparativos entre
unidades tomadoras de decisão (DMU’s) que realizam tarefas similares, usando recursos
(inputs) para gerar produtos (outputs). O cálculo dessa eficiência está relacionado ao quanto
melhor as DMU’s utilizam seus recursos disponíveis para gerar seus produtos. Cada empresa
aérea será considerada uma DMU distinta para cada ano de análise, possibilitando assim a
avaliação temporal da eficiência. O modelo escolhido de DEA para a análise leva em
consideração que os retornos de escala entre as empresas são diferentes: é possível comparar
grandes empresas com pequenas empresas sem prejudicar a análise por conta das diferentes
escalas.
Abstract:
The objective of this graduation work is to evaluate the operational efficiency of the
major Brazilian air carriers, between 1997 and 2004. To do this evaluation, Data Envelopment
Analysis approach is used. DEA, how this analysis is commonly named, is a tool from a nonparametric
mathematics that has been heavily used to do efficiency analysis of all kinds. DEA
calculates comparative efficiency indexes among all decision Making Units (DMU’s) that
works in a same way, using resources (inputs) to generate products (outputs). The calculation
of this index is related with how well the DMU can generate products with the available
resources. Each air carrier will be considerer a distinct DMU in each year of analysis. This
will provide a way to evaluate the air carriers’ efficiencies over time. The chosen DEA model
takes into account that return scales from the air carriers are different: this way it is possible to
compare big air carriers with small ones without harming the whole analysis because of
different operation scales.