Divisão de Engenharia Civil Ano: 2005
(Turma 2005, TGs 2005)
Título:
Metodologia para determinação da trajetória de uma
aeronave durante as fases de decolagem e subida
(pdf 2,3 MB)
Autores: José Ricardo de Sampaio Borges e
Tatiana Maymone de Melo Carvalho
Orientadores: Prof. Cláudio Jorge Pinto Alves e
Eng. José Carlos Yoshio Furuzawa (EMBRAER)
Relator: Prof. Carlos Müller
Ano: 2005
Resumo:
No presente trabalho, foi desenvolvida uma metodologia visando determinar a trajetória
de duas aeronaves modelo durante as fases de decolagem e subida, fornecendo
adicionalmente dados importantes de performance das mesmas quando submetidas a
diferentes condições atmosféricas, bem como a mudanças nas configurações apresentadas
pelas próprias aeronaves.
A partir dessa metodologia, foi concebido um programa, cujo módulo de cálculo é
baseado em equações da Aerodinâmica. O desenvolvimento dessa parte do software foi feito
em Fortran, com o auxílio da plataforma Compaq Visual Fortran 6. Devido ao ambiente
pouco amigável com o usuário inerente dos programas concebidos nessa linguagem, foi
elaborada uma interface gráfica em Pascal com o auxílio do Borland Delphi 5.
Esse programa é capaz de fornecer, de forma rápida e clara, como varia o comportamento
dessas duas aeronaves em diferentes situações de: altitude, temperatura, posição de flaps,
sistema de anti-icing, peso, velocidade do vento e número de motores operantes (operações
em regimes mono ou bimotor).
A metodologia aqui estabelecida é geral, ou seja, programas semelhantes podem ser
desenvolvidos para as mais diversas aeronaves, desde que estejam disponíveis os bancos de
dados necessários para a determinação dos dados de performance das mesmas.
Abstract:
In the present work, a methodology was developed aiming to determine the vertical
profile of the flight path for two fictitious aircrafts during take-off and climbing, giving in
addition important information about their performances when submitted to different
atmospheric conditions and changes in the configurations presented for the proper aircrafts.
From this methodology, a program was conceived whose calculation module is based
on equations of Aerodynamics. The development of this part of the software was made in
FORTRAN, with the aid of the platform Visual Compaq FORTRAN 6®. Because of the little
friendly environment with the user of the programs conceived in this language, a graphical
interface was developed in Paschal with the aid of the Borland Delphi 5®.
This program is capable to supply in a fast and clear way how varies the behavior of
these two aircraft in different situations of: altitude, temperature, flaps position, system of
anti-icing, weight, wind speed and number of operative engines (operations with one or twoengines).
The methodology established here to conceive the program is general. Because of it,
similar programs can be developed for the most diverse aircrafts since the necessary data
bases for performance calculations are available for them.