Divisão de Engenharia Civil Ano: 2005

(Turma 2005, TGs 2005)

Título: Metodologia para determinação da trajetória de uma aeronave durante as fases de decolagem e subida (pdf 2,3 MB)

Autores: José Ricardo de Sampaio Borges e Tatiana Maymone de Melo Carvalho

Orientadores: Prof. Cláudio Jorge Pinto Alves e Eng. José Carlos Yoshio Furuzawa (EMBRAER)

Relator: Prof. Carlos Müller

Ano: 2005

Resumo:

No presente trabalho, foi desenvolvida uma metodologia visando determinar a trajetória de duas aeronaves modelo durante as fases de decolagem e subida, fornecendo adicionalmente dados importantes de performance das mesmas quando submetidas a diferentes condições atmosféricas, bem como a mudanças nas configurações apresentadas pelas próprias aeronaves. A partir dessa metodologia, foi concebido um programa, cujo módulo de cálculo é baseado em equações da Aerodinâmica. O desenvolvimento dessa parte do software foi feito em Fortran, com o auxílio da plataforma Compaq Visual Fortran 6. Devido ao ambiente pouco amigável com o usuário inerente dos programas concebidos nessa linguagem, foi elaborada uma interface gráfica em Pascal com o auxílio do Borland Delphi 5. Esse programa é capaz de fornecer, de forma rápida e clara, como varia o comportamento dessas duas aeronaves em diferentes situações de: altitude, temperatura, posição de flaps, sistema de anti-icing, peso, velocidade do vento e número de motores operantes (operações em regimes mono ou bimotor). A metodologia aqui estabelecida é geral, ou seja, programas semelhantes podem ser desenvolvidos para as mais diversas aeronaves, desde que estejam disponíveis os bancos de dados necessários para a determinação dos dados de performance das mesmas.

Abstract:

In the present work, a methodology was developed aiming to determine the vertical profile of the flight path for two fictitious aircrafts during take-off and climbing, giving in addition important information about their performances when submitted to different atmospheric conditions and changes in the configurations presented for the proper aircrafts. From this methodology, a program was conceived whose calculation module is based on equations of Aerodynamics. The development of this part of the software was made in FORTRAN, with the aid of the platform Visual Compaq FORTRAN 6. Because of the little friendly environment with the user of the programs conceived in this language, a graphical interface was developed in Paschal with the aid of the Borland Delphi 5. This program is capable to supply in a fast and clear way how varies the behavior of these two aircraft in different situations of: altitude, temperature, flaps position, system of anti-icing, weight, wind speed and number of operative engines (operations with one or twoengines). The methodology established here to conceive the program is general. Because of it, similar programs can be developed for the most diverse aircrafts since the necessary data bases for performance calculations are available for them.