Divisão de Engenharia Civil Ano: 2003

(Turma 2003, TGs 2003)

Título: Reparos Rápidos em Pistas de Pouso e Decolagem na Amazônia (pdf3,7 MB)

Autores: Nerinei Alves Batista e Renato Resque Teixeira

Orientadores: Prof. Eugênio Vertamatti, Ten Eng Ronaldo de Oliveira Carvalho e Cap Eng Nelson Rocha

Ano: 2003

Resumo:

O presente trabalho de graduação tem por objetivos fazer um levantamento das diversas técnicas da Engenharia de Campanha e propor soluções de reparos rápidos para a restituição da operacionalidade de uma pista bombardeada na Região Amazônica, levando-se em consideração a grande dificuldade de se construir nessa região.

Na primeira etapa do trabalho de graduação, fez-se uma ampla revisão bibliográfica junto à Diretoria de Engenharia da Aeronáutica (DIRENG), disponibilizando todo material referente à Engenharia de Campanha. Em seguida, estudaram-se as técnicas de reparos rápidos mais utilizadas atualmente em Campanha, destacando-se os Métodos Convencionais e os Não-convencionais.

Posteriormente, partiu-se para uma análise da realidade geotécnica da Amazônia, buscando-se avaliar as diversas soluções adotadas nas construções das pistas e as possíveis soluções de reparos a serem empregadas em caso de ataques. Paralelamente a estas pesquisas, outras ocorreram com o intuito de coletar informações sobre assuntos específicos, como visitas à Base Aérea do Galeão (BGL), para coletar dados sobre a logística de Transporte de Carga, à Divisão de Ensaios em Vôos - AEV, no CTA, para a determinação da Faixa Operacional Mínima (FOM) a ser adotada no trabalho, e à Divisão de Sistemas Bélicos do Instituto de Aeronáutica e Espaço (ASB/IAE), para o estudo de bombas antipistas.

Por fim, estudos de casos foram realizados para três aeródromos da região, considerando a situação hipotética das pistas estarem seriamente danificadas após ataque inimigo, buscando-se avaliar as soluções propostas no trabalho e as diversas logísticas de reparos requeridas em virtude das peculiaridades existentes em cada localidade da Amazônia.