Divisão de Engenharia Civil Ano: 2003

(Turma 2003, TGs 2003)

Título: Tecnologias de Precificação Dinâmica e Impacto na Indústria de Energia Elétrica (pdf 1,7 MB)

Autor: Ítalo Teixeira Viana

Orientador: Prof. Akio Baba

Ano: 2003

Resumo:

Este trabalho trata da ferramenta precificação dinâmica desde seu entendimento conceitual até sua aplicação. Modelos de precificação dinâmica buscam através da segmentação de preços ou tarifas por determinado produto ou serviço, respectivamente, maximizar receitas e/ou controlar a distribuição da curva de demanda.

Devido às necessidades de expansão da oferta de energia elétrica no país, aos altos custos envolvidos neste processo e a caracterização de uma curva de consumo elétrico composta de um período de pico diário bem superior ao consumo médio, optou-se por aplicar a precificação dinâmica neste setor.

A idéia é muito simples, contudo sua implementação é um tanto complexo, visto a amplitude de um projeto que mexeria tanto com hábitos populares como regulamentações governamentais bastante burocratizadas. Em síntese, pretende-se cobrar uma tarifa mais elevada no momento do dia em que o consumo é extremamente alto, chamado horário de ponta ou pico. Com isso, há um processo natural de reestruturação do consumo no qual a curva de demanda tenderá a ser melhor distribuída ao longo do dia e, por conseguinte diminuirá-se o consumo máximo. Ou seja, como o sistema é dimensionado para atender o consumo máximo, a discrepância entre este valor e o consumo médio indica um super dimensionamento da capacidade de geração para os demais horários do dia. Desta forma redistribuindo a curva de demanda a partir da redução do pico de consumo, obrigatoriamente estar-se-á diminuindo a necessidade de expansão, ou de uma outra forma, haverá aumento de oferta elétrica.