Divisão de Engenharia Civil
|
Título: Tratamento de Programa de Demanda Social - Tornando a Universidade Acessível às Pessoas de Baixa-Renda (pdf 798 kB)
Autor: Alciel Alves Socorro
Orientador: Prof. Eugênio Vertamatti
Ano: 2003
Resumo:
A facilitação do ingresso de pessoas das classes sociais menos favorecidas às Universidades representa um passo muito importante na democratização do Ensino Superior, que ainda hoje é visto como um privilégio das elites. Os benefícios sociais de um processo como esse vão desde a melhor distribuição de renda, que no Brasil é uma das piores do mundo, até a quebra de longos ciclos de pobreza familiar.
Apesar da existência das Universidades públicas, que são gratuitas e, em tese, suscetíveis de serem freqüentadas pelos mais pobres, o problema de acessibilidade à Educação Superior esbarra no Ensino Médio. Para se ingressar em um curso universitário é necessário ser aprovado em um exame de admissão, o vestibular, que nas Universidades públicas é tão concorrido que são favorecidos aqueles candidatos que freqüentaram colégios de melhor qualidade (particulares na sua grande maioria) ou cursos preparatórios - em geral os estudantes de maior renda familiar. Uma das maneiras que têm sido utilizadas por algumas Universidades para que haja uma melhor distribuição entre estudantes provenientes das várias classes sociais nas suas salas de aula é o chamado "sistema de cotas", um verdadeiro facilitador do exame vestibular que se resume à adoção de critérios de aprovação diferenciados para candidatos de níveis socioeconômicos distintos, o que representa a aceitação da diferença no nível educacional entre pobres e ricos sem propor uma maneira de solucioná-la. Felizmente, o sistema de cotas não é a única maneira de se facilitar o ingresso dos carentes na Universidade pública, já que é possível complementar-lhes a educação do Ensino Médio de tal forma a permitir que concorram nos vestibulares em condições de igualdade com os candidatos das classes mais favorecidas. Nesse contexto, procura-se descrever, de maneira simples e didática, a estruturação e os aspectos gerais da implantação de um empreendimento de caráter social com base voluntária universitária visando suprir a falta de projetos sociais que permitam a estudantes de curso superior intervirem substancialmente na melhoria de vida da população carente, oferecendo uma forma de corrigir deficiências educacionais que possam impedir o ingresso na Universidade pública. Este trabalho serve, então, como ponto de partida para indicar a geração de oportunidades à população carente através do trabalho voluntário de estudantes universitários que, em parceria com suas Universidades, podem cumprir seu papel social participando da formação de uma sociedade mais justa usando como ferramenta seu maior patrimônio: o conhecimento.