Divisão de Engenharia Civil Ano: 2000

(Turma 2000, TGs 2000)

Título: Fundamentos de Tráfego Aéreo para Engenheiros de Infra-Estrutura Aeronáutica: Uma Abordagem Didática

Autor: Renato do Carmo Rodrigues Leite

Orientadores: Prof. Protógenes Pires Porto e 1.Ten.Esp. Renny Apolinário da Silva

Ano: 2000

Resumo:

O presente trabalho descreve todos os principais tópicos da área de Tráfego Aéreo com objetivo de criar um texto, com abordagem didática, para ser consultado principalmente por alunos dos cursos de pós-graduação e graduação em Engenharia de Infra-Estrutura Aeronáutica do ITA.

Para atingir esse objetivo, o trabalho apresenta, no capítulo 1, a importância que o conteúdo deste trabalho trará para os profissionais de engenharia da área de Transporte Aéreo e alunos do curso de Engenharia de Infra-Estrutura Aeronáutica do ITA. No capítulo 2 é apresentado um breve histórico do desenvolvimento do Tráfego Aéreo no contexto Internacional e Nacional. No capítulo 3, citam-se as normas e conceitos envolvidos nas separações verticais e horizontais entre aeronaves em rota. No capítulo 4, descrevem-se os principais instrumentos de bordo usados, atualmente, na aviação civil e militar. Nos capítulo 5 e 6, são descritas as principais características dos auxílios-rádio e sistemas de navegação empregados no Brasil e no mundo. No capítulo 7, citam-se as normas envolvidas para a instalação dos auxílios visuais nos aeródromos. No capítulo 8, são apresentadas as noções básicas dos Serviços de Tráfego Aéreo. No capítulo 9, mostra-se como é estruturado e organizado o Espaço Aéreo. O capítulo 10 é destinado ao estudo do Radar. No capítulo 11, descrevem-se as normas envolvidas para operações em pistas paralelas, tendo como base o Aeroporto Internacional de Guarulhos. No capítulo 12 realiza-se um estudo completo para projetos de construção de torres de controle de aeródromos. No capítulo 13 é introduzido o conceito do sistema CNS/ATM, e indicam-se as tecnologias que dão suporte a esses sistemas. O capítulo 14 é destinado às técnicas para aumento de capacidade do espaço aéreo, ou seja, os sistemas RNAV e RNP. Finalmente, no Capítulo 15, descreve-se o sistema SIVAM, as tecnologias usadas e as vantagens para o Brasil.