Divisão de Engenharia Civil Ano: 1999

(Turma 1999, TGs 1999)

Título: Gestão de Fluxo de Tráfego Aéreo no Brasil

Autores: Maurício Ferreira Húpalo e Rodrigo Arruda Falcão de Albuquerque

Orientadores: Prof. Protógenes Pires Porto e Eng. Válter Strafacci Júnior

Ano: 1999

Resumo:

O presente trabalho propõe atributos, requisitos e uma estrutura gerencial capaz de viabilizar o desenvolvimento de um ATFM (Air Traffic Flow Management) que atenda as necessidades específicas brasileiras.

Uma estrutura de gestão, fundamentada no paradigma da qualidade, visa a identificação das necessidades e integração de todos os órgãos envolvidos nos processos e etapas do projeto. Assim sendo, a estrutura proposta torna viável a coordenação e administração dos recursos técnicos, financeiros e humanos com vistas a garantir a adequação do produto resultante ao fim a que se destina.

Para atingir os objetivos acima descritos, o trabalho apresenta, no capítulo I, uma descrição do Sistema de Controle de Tráfego Aéreo brasileiro juntamente com a justificativa da necessidade da gestão do fluxo de tráfego aéreo no Brasil. No Capítulo II é introduzido o conceito deCNS/ATM (Comunication Navigation Surveillance / Air Traffic Management) bem como sua relação com oATFM. Uma análise dos dois modelos deATFMexistentes, (europeu e norte-americano) é realizada no Capítulo III, com o objetivo de avaliar os fatores preponderantes necessários para a especificação de requisitos. No Capítulo IV é realizada a especificação e análise de requisitos onde são detalhadas atribuições e necessidades que devem ser observadas na identificação dos pontos de relevância a serem considerados na estruturação do projeto. Serve ainda de base para uma reestruturação dos trabalhos segundo um enfoque mais objetivo e agregado. Finalmente, no Capítulo V, é apresentada uma proposta de estrutura para a gestão do projeto doATFMcom identificação dos níveis gerenciais e suas atribuições, sendo também apresentados os produtos e resultados esperados.