Divisão de Engenharia Civil Ano: 1999

(Turma 1999, TGs 1999)

Título: Análise Comparativa de Métodos de Dimensionamento de Bases de Pavimentos Reforçados com Geossintéticos

Autor: Nilton de Oliveira Lessa

Orientadora: ProfaDelma de Mattos Vidal

Ano: 1999

Resumo:

O presente trabalho tem por objetivo gerar rotinas computacionais que permitam analisar comparativamente os métodos praticados para o dimensionamento da base de um pavimento quando se utiliza um geossintético como reforço dessa base. Esta ferramenta computacional visa não somente agilizar os cálculos envolvidos nos diversos métodos, como também explicar ao usuário, de forma didática, os parâmetros e considerações envolvidos em cada método. Com isso, o usuário poderá ter melhor poder de decisão quanto ao método que será mais adequado para resolução de um problema a ser resolvido, e ter maior compreensão sobre a forma de utilizar essa ferramenta. Ela passa a complementar um conjunto de rotinas desenvolvidas para o Departamento de Geotecnia da Divisão de Engenharia de Infra-estrutura, frutos de trabalhos de graduação anteriores.

Para atingir esse objetivo, discutir-se-á, primeiramente, o que vêm a ser os geossintéticos, sua composição e propriedades de interesse para aplicação em engenharia, em especial sua utilização em camadas de base; bem como os cuidados a serem observados para uma correta especificação desses geossintéticos conforme o emprego que se queira dar a eles, fator fundamental para o sucesso da obra.

No capítulo seguinte, serão apresentados os métodos de dimensionamento de reforço propostos por Giroud e Noiray (1981), Milligan et al (1989 a, b) e Burd (1995), métodos que se baseiam em análises que consideram carregamento estático, valendo-se de correlações empíricas para a consideração do carregamento cíclico.

O quarto capítulo exporá as rotinas de cálculo empregadas nesses métodos, bem como permitirá ao leitor visualizar de que forma a ferramenta pode e deve ser usada para aprendizagem e compreensão dos métodos e de seu emprego nos problemas geotécnicos.

Finalmente, nos dois últimos capítulos serão estabelecidas as comparações dos resultados obtidos com o emprego do programa confeccionado e extraídas as devidas conclusões a respeito do trabalho em questão. Serão discutidos os dimensionamentos com e sem reforço com aplicação de geossintéticos a fim de avaliarmos se as vantagens esperadas pela utilização de geossintéticos se mostram realmente significativas para economia e funcionalidade de um projeto.