Divisão de Engenharia Civil
|
Título: Estabelecimento de Elementos para um Diagnóstico do Sistema Aeroportuário Brasileiro
Autor: Joney Torres de Souza
Orientador: Prof. Cláudio Jorge Pinto Alves
Ano: 1998
Resumo:
O presente trabalho teve a intenção de elaborar índices que facilitassem a percepção por parte dos administradores às características e necessidades dos principais aeroportos no Brasil.
De início, foram coletados dados em BIG’S (Boletins Informativos Gerenciais) e junto à própria INFRAERO referentes aos anos de 1995 a 1997. Coletou-se as seguintes estatísticas mensais por aeroporto: número de aeronaves; número de passageiros domésticos; número de passageiros internacionais; número de passageiros em trânsito; e carga internacional (kg).
Com o intuito de levar adiante a melhor utilização possível dessas informações, foram selecionados os aeroportos de maior importância dentro da rede administrada pela INFRAERO e desenvolvidas análises pertinentes em planilhas e gráficos (os quais encontram-se nos apêndices deste trabalho).
De posse desta seleção, foi realizado um confronto entre as informações acima citadas e outros dados correlatos, como: área de TPS (terminal de passageiros) e TECA (terminal de cargas); número de vagas no estacionamento e área de pátio de aeronaves.
Neste trabalho, acompanha uma explanação sobre os aeroportos escolhidos para a análise, dando uma visão das dimensões, perspectivas e limitações de operação desses aeroportos. Com isso é possível ter-se um panorama da situação dos principais aeroportos da rede INFRAERO.
Foi discutida a importância de estabelecimento de índices que pudessem mostrar o grau de operacionalidade de um aeroporto e alguns deles foram criados.
Este trabalho, com uma amostra dos vinte mais movimentados aeroportos da rede brasileira, identifica, comparativamente, os aeroportos que se apresentam em condições mais críticas e merecedores de prioridade no plano de obras da empresa.