Divisão de Engenharia Civil
|
Título: Índices de Dimensionamento de Terminais de Passageiros
Autor: Ricardo Rodolpho
Orientador: Cláudio Jorge Pinto Alves
Ano: 1997
Resumo:
A escassez de estudos que enfoquem os índices de ocupação adotados nos métodos de dimensionamento dos componentes de um terminal foi a principal motivação do presente trabalho de graduação.
Devidamente motivado, o trabalho tem por objetivo a discussão dos índices utilizados nos métodos de dimensionamento das instalações de um terminal de passageiros, sempre sob o enfoque do passageiro, propiciando um referencial mais adequado à realidade dos aeroportos brasileiros.
Optou-se por dividir o terminal em três áreas distintas, a saber: Circulação, Processamento e Espera. Os passageiros foram classificados em quatro categorias: Sem malas ou com bagagem de mão, com mala(s), com carrinho de bagagens e Passageiros com dificuldades de locomoção. Foram coletados os índices da literatura pesquisada e organizadas tabelas de máximos e mínimos conforme a classificação de áreas e passageiros supracitada.
Os resultados mostraram a controvérsia na adoção de índices de ocupação, surgindo surgindo resultados que variam na proporção de até 1 para 40. Dessa forma, foram propostos índices de ocupação obedecendo a literatura pesquisada e Ergonomia e também uma aplicação destes, a título de exemplo, no aeroporto de São José dos Campos.
Fica, portanto, a sugestão de continuidade do trabalho no sentido de se inserir qualidades qualitativas nos índices de ocupação de forma a padronizá-los e também a realização de uma pesquisa para a verificação dos métodos e respectivos índices mais utilizados pelas instituições responsáveis pela construção e ampliação dos aeroportos no Brasil.