Divisão de Engenharia Civil Ano: 1981

(Turma 1981, TGs 1981)

Título: Estado da Arte na Análise e Projeto de Taludes em Rochas

Autores: Carlos Akihiko Koike e Luz Takahiko Koike

Orientadores: Ricardo Antonio Abrahão e Prof. Eugênio Vertamatti

Ano: 1981

Resumo:

A crescente importância e dificuldade das obras, verificada a partir de 1960, não apenas no campo da engenharia civil, mas também da engenharia de minas, de petróleo e outros, têm motivado o processo pelo qual passa a mecânica das rochas.

A necessidade de se executar uma obra dentro de certos limites de prazo e de custo e, sobretudo, o compromisso assumido com a segurança, provocaram o desenvolvimento de inúmeros métodos de análise de estabilidade de taludes rochosos.

Apresentamos, inicialmente, um estudo da geologia estrutural, onde são dadas definições, natureza e comportamento das diversas descontinuidades geológicas. Baseado neste estudo e nas hipóteses de carregamento imposto pela obra, pode-se então formular as hipóteses de ruptura do maciço rochoso analisado.

Em seguida, passamos para a determinação das características geomecânicas necessárias para a realização da análise de estabilidade. Neste item, indicamos quais os ensaios que devem ser realizados tanto em laboratório quanto "in situ" e os cuidados que devem ser tomados na execução dos mesmos.

Finalmente apresentamos, de forma concisa, alguns dos métodos de análise de estabilidade de taludes rochosos mais empregados atualmente, baseados no modelo de equilíbrio limite, bem como exemplo de aplicação de alguns desses métodos em projetos de taludes.

Devido à extensão do assunto, não nos foi possível realizar, no período de tempo disponível, um estudo completo do estado da arte na análise e projeto de estabilidade de taludes rochosos, porém, apresentamos os casos mais comuns.