Divisão de Engenharia Civil
|
Ano VIII, Número 79
10 de maio de 2010
Fonte: Chefia da IEI
Premio Litoral homenageia criador
A partir de 2010, o Premio Litoral Engenharia, entregue ao engenheiro de melhor desempenho no curso profissional de Engenharia Civil-Aeronáutica, receberá o nome de Láurea Octávio Barbosa da Silva – Prêmio Litoral Engenharia em homenagem ao reconhecido criador da Divisão de Engenharia de Infra-estrutura Aeronáutica (atual Divisão de Engenharia Civil) do ITA, o então Cel-Eng Octávio Barbosa da Silva, seu primeiro chefe.
Professora da Civil assume coordenação de grupo da ABNT
Desde dezembro, a Professora Maryangela assumiu a coordenação da Comissão de Estudos CE 18.300.06 - Durabilidade do concreto, que faz parte do CB-18 - Cimento, concreto e agregados, da ABNT. O objetivo principal da comissão é estabelecer o conjunto de normas referentes a ensaios de campo e laboratório, inspeção, diagnóstico e avaliação de estruturas de concreto com vistas a definição de vida útil. Desde março, a referida professora participa, também, da comissão nacional da ISO, ISO/TC 71/SC 3 - Durability service life design of concrete structures, como membro representante do Brasil na comissão internacional de normalização. São 5 profissionais brasileiros participando da elaboração desta norma que visa mudar o conceito de projeto de estruturas de concreto, passando o desenho da estrutura a ser não apenas pelo carregamento, mas também pela vida útil.
“Crise” faz Petrobras solicitar novo projeto para Aeródromo de São Tomé
A Diretoria da Petrobras decidiu rever o projeto que já havia aprovado para o Aeródromo de São Tomé, no município de Campos, no Rio de Janeiro. A solicitação é de retirada da pista de pouso para aeronaves de asa fixa e da redução no número de hangares. Com isso espera obter uma redução significativa no custo da obra. O projeto inicial foi desenvolvido por uma equipe de professores e alunos de nossa Divisão, que detém o direito autoral do projeto.
Dicas de procedimentos operacionais para professores
A antecedência de “solicitação de ausência”, para missões sem ônus, é de 7 dias úteis. Para as missões com ônus, mesmo Proap, é de 15 dias. Pedidos de transporte (ônibus) devem ser programados no início do semestre, já para a van (Ducato do ITA), a antecedência é de 10 dias.
[Nos anteriores: Ano VIII, Ano VII, Ano VI, Ano V, Ano IV, Ano III, Ano II, Ano I]