Divisão de Engenharia Civil Ano: 2019
(Turma 2019, TGs 2019)
Apoio à Seleção de Sítios Aeroportuários via medição automatizada de critérios classificatórios usando Geoinformação (pdf 6,56 MB)
Autor: Luan Torres de Oliveira
Orientador(es): Eduardo Moraes Arraut e Evandro José da Silva
Relator(es): Ten Cel Ronaldo Gonçalves de Carvalho
Ano: 2019
Resumo:
Este trabalho de graduação tem como objetivo auxiliar o processo de obtenção de métricas de critérios classificatórios para a Metodologia de Escolha de Sítios Aeroportuários (MESA), em desenvolvimento na divisão de Engenharia Civil do ITA (IEI/ITA). A metodologia MESA vem sendo desenvolvida em um projeto conjunto entre o Instituto Tecnológico de Aeronáutica e Secretaria de Aviação Civil (SAC) do Governo Federal e visa o aprimoramento da metodologia para escolha de novos sítios aeroportuários para aeroportos regionais. Para definição dos sítios aeroportuários concorrentes a escolha, critérios eliminatórios e classificatórios foram definidos com base em uma revisão bibliográfica que tinha como objetivo definir os critérios mais presentes na literatura. Para o suporte na obtenção das métricas estabelecidas, este trabalho de graduação se propôs a calcular, usando geoinformação, os valores dos critérios classificatórios: (i) distância do centro geométrico do sítio concorrente até o centro gerador de demanda via rodovias mais próximas, (ii) distância do centro geométrico do sítio concorrente até a rodovia mais próxima, (iii) distância do centro geométrico do sítio concorrente até a linha de transmissão de média ou alta tensão mais próxima e (iv) estimativa de movimentação de terra para terraplenagem do sítio concorrente. Além dos critérios classificatórios, critérios eliminatórios, que se resumem em áreas onde um sítio aeroportuário não pode ser implantado, foram medidos utilizando recortes das áreas onde um sítio aeroportuário não pode ser implantado, foram medidos utilizando recortes das áreas citadas no modelo topográfico da área de busca. Para todos os critérios, menos para o cálculo de estimativas de movimentação de terra, foi emprega do ferramental e SIG para criação de mapas que possibilitasse a fácil visualização e obtenção dos valores desses critérios. Para movimentação de terra, por outro lado, foram calculadas estimativas de volume de corte e aterro, para sítios selecionados durante o projeto, através da criação de planos de corte do terreno. Abstract:
This undergraduate work aims to assist the process of measuring metrics of classification criteria for the airport sites selection methodology, abbreviated to MESA methodology. The MESA methodology has been developed in a joint Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) and Secretaria de Aviação Civil (SAC) project and aims at upgrade the methodology for new airport sites choosing for regional airports. To define the competing airport sites, elimination and classification criteria were defined based on a bibliographic review that aimed to define the most present criteria in the literature. To support the measurement of the established metrics, this undergraduate study proposed to calculate, using geoinformation, the values of the classification criteria: (i) distance from the geometric center of the competing sites to the demand generating center via the nearest highways, (ii) distance from the geometrical center of the competing sites to the nearest road, (iii) distance from the geometrical center of the competing sites to the nearest medium or high voltage transmission line and (iv) estimated earthwork moving of the competing sites . In addition to the classification criteria, elimination criteria, which can be summarized in areas where an airport site cannot be implanted, were measured using clippings of the cited areas in the search area topographic model. For all criteria, except for the calculation of earthworks volume estimation, GIS tooling was used to create maps that allowed the easy visualization and obtaining of these criteria’s values. For earthworks, on the other hand, cut and landfill volume estimation were calculated for sites selected during the project by creating land cut plans.